Pedro Mota Soares visitou Instituições de Vale de Cambra no dia 31 de agosto

O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, visitou as obras de construção do novo Centro Social e Paroquial de Arões que ficarão concluídas até ao final do ano,...

O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, visitou as obras de construção do novo Centro Social e Paroquial de Arões que ficarão concluídas até ao final do ano, e a Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente, onde ficou a conhecer o projeto de alteração e ampliação da antiga escola básica de Lordelo para instalação do novo Edifício Sede.
Pedro Mota Soares enalteceu o “excelente trabalho em rede e de âmbito social que caracteriza este concelho” vincando ainda que “muitas câmaras municipais ainda não perceberam a importância de apoiarem as instituições que trabalham o social”.

O Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, elogiou a capacidade de entrega e o “saber fazer com coração” de todos os técnicos sociais que trabalham nas Instituições de Solidariedade Social locais e, foi com coração, que agradeceu a todos os que dedicam a sua vida a dar mais de si a quem precisa.

Em Arões, Pedro Mota Soares, visitou a primeira fase da obra que virá melhorar a prestação de serviços à terceira idade: o edifício destinado a lar de idosos, centro de dia e serviço de apoio domiciliário que o Centro Social Paroquial da Freguesia, pretende levar a efeito. O novo equipamento, orçado em “950 mil euros mais IVA”, é construido de raiz, destina-se a abranger um universo de 15 utentes para o lar de idosos, 10 para o centro de dia e 60 para o serviço de apoio domiciliário,e está implantado no coração da freguesia de Arões, (atrás da igreja matriz e do cemitério municipal) com acesso a partir do caminho que termina na casa paroquial.

Já na antiga escola básica de Lordelo, Pedro Mota Soares inteirou-se sobre o projeto de alteração e ampliação do edifício onde vai nascer a nova Sede da Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente. A infraestrutura, cedida pela Câmara Municipal vais assim, transforma-se num espaço para pessoas com deficiência e incapacidade, ao nível das valências de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) para 30 utentes e Lar Residencial (LAR) para 24 utentes, tendo em comum os serviços administrativos e de apoio, garantindo a integração das valências e a compatibilização dos serviços.
Uma obra importante que pretende “cada vez mais, dignificar, proporcionando maior bem estar aos seus utentes, melhorando consequentemente a prestação dos serviços e as condições de quem aqui trabalha. A Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente que tem feito um excelente trabalho, mas precisa de novas valências para continuar a evoluir”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.

No interior da “escola” renascerão salas para apoio administrativo, prestação de serviços, e outros espaços de trabalho, enquanto no exterior, interligando com o ginásio, serão criados equipamentos lúdicos de lazer e estadias, zonas relvadas e ajardinadas.

Categorias
Solidariedade
Jose Vieira

José Vieira é o Diretor da publicação. Anteriormente tinha sido fundador e Diretor Adjunto do extinto jornal "Periódico Murtoseiro" e é fundador e diretor da publicação "Ribeirinhas TV". Participa ativamente em associações de imprensa, tertúlias e conferências. Escreveu já um livro sobre economia apoiado pelo BancoBIC e um livro sobre a Ria de Aveiro que irá ser transformado em filme em 2020.
Sem Comentários

Deixe um Comentário

*

*

Assinatura

Artigos Relacionados