Quinta da Murtosa é Monumento de Interesse Público

Data:

A Quinta da Murtosa, no concelho de Santa Maria da Feira, já está classificada como Monumento de Interesse Público. A mesma quinta que é retratada na obra de Eça de Queiroz, “A Ilustre Casa de Ramirez”, vê assim reconhecido, oficialmente, o seu imenso valor histórico e patrimonial.

A classificação da Quinta da Murtosa, situada na União de Freguesias de São Miguel de Souto e Mosteirô, chegou por portaria assinada pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural e é justificada por diversos critérios referidos no documento, nomeadamente “o seu carater matricial, o seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, o seu valor estético, técnico e material intrínseco, a sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, a sua extensão e o que nela se reflete do ponto de vista da maioria coletiva”.

A portaria acrescenta que a propriedade “assistiu a diversos episódios históricos tendo servido de refúgio a elementos das tropas liberais nos anos 30 do século XIX”. Já na capela contígua são enaltecidas as pinturas de grande qualidade artística.

A Quinta da Murtosa foi construída em 1780 e, apesar de se desconhecer quem especificamente terá mandado edificar o imóvel, exibe no portal da capela da sua residência principal um brasão da família Correia. De acordo com a tradição local, a Quinta da Murtosa, retratada numa das obras literárias de Eça de Queiroz – “A Ilustre Casa de Ramirez” –, terá sido visitada pelo que é considerado um dos mais importantes escritores portugueses da história, Eça de Queiroz, em 1900.

Com um significativo conjunto de árvores e arbustos notáveis, por detrás dos seus altos muros de pedra, a Quinta da Murtosa integrou também a “Rota das Árvores Senhoriais de Santa Maria da Feira”, uma iniciativa da Câmara Municipal, no âmbito do FUTURO – Projeto das 100 000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Plátanos, árvores-do-incenso, carvalhos, tuias, ulmeiros e eucaliptos de grande porte embelezam os caminhos que, desde o portão de entrada, conduzem à casa senhorial. É na envolvente à casa senhorial que se encontram monumentais sequoias, magnólias-de-flores grandes, murtas e um singular tulipeiro-da-Virgínia classificado pela Autoridade Florestal Nacional como Árvore de Interesse Público e, possivelmente, com mais de 150 anos de idade.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend