Nacional

Portugal continental afetado por passagem da depressão Ernest até terça-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que Portugal Continental será afetado a partir desta tarde e até terça feira por vento forte, agitação marítima, precipitação e descida da temperatura associados à depressão Ernest.

Os efeitos desta depressão serão sentidos no território continental pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde do dia de hoje, prolongando-se até ao início da manhã de terça-feira, dia 8, com rajadas até 70 km/h no litoral a norte do Cabo Mondego e até 100 km/h nas terras altas com emissão de aviso Amarelo de Rajada Máxima. Consequentemente, prevê-se também um aumento da agitação marítima, na costa ocidental.

Prevê-se também ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes no Norte ou Centro, ou neve, com emissão de aviso Amarelo de Neve para a Serra da Estrela e para os distritos mais a norte de Portugal Continental nos dias 7 e 8.

A descida de temperatura prevê-se até ao dia 9, quarta feira, devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a sul dos Açores.

 

 

 

Etiquetas

Todas as Categorias