Museu de São Pedro da Palhaça vai integrar a Rede de Museus

Data:

O Museu de São Pedro da Palhaça vai integrar a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, gerida pelo Município.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, explica que a integração do Museu de São Pedro da Palhaça na rede municipal de museus “é um desejo que finalmente começamos a realizar e que permite à Câmara Municipal colaborar na criação de condições para uma futura abertura ao público desse equipamento, que é privado, contribuindo assim para a conservação e partilha desse espólio, de enorme relevo cultural”.

O início da colaboração entre o Município e o Museu de São Pedro da Palhaça, de acordo com a autarca, passa pelo “tratamento técnico do espólio existente, sua catalogação e integração na plataforma digital da nossa rede de museus, que assim ficará disponível para consulta pública on-line”. Outras áreas de colaboração vão passar pelo controlo e monitorização das condições de conservação do espólio e, por fim, a parceria na logística e apoio para a sua abertura ao público.

Lília Ana Águas defende a decisão de integrar este equipamento museológico na Rede de Museus de Oliveira do Bairro, por se tratar de uma “instituição de reconhecidos méritos a nível cultural e patrimonial do nosso Concelho e o seu trabalho se enquadrar, plenamente, na missão estratégica de ampliar o oferta cultural museológica preconizada pela nossa rede.

Sobre o Museu de São Pedro da Palhaça

Localizado na vila da Palhaça, Concelho de Oliveira do Bairro, o Museu de São Pedro da Palhaça abriu ao público em maio de 1986, com a sua primeira área de exposição inteiramente dedicada à Arte Sacra. Posteriormente criou novos espaços e inseriu novas áreas, nomeadamente a de Etnografia.

Encerrado ao público há alguns anos, este museu tem um vasto espólio, de enorme relevo cultural e etnográfico, com destaque para um conjunto significativo de peças de índole religiosa, como paramentaria, esculturas e vários objetos de uso cerimonial, que vão desde o séc. XVII ao séc. XX, onde estão representados escultores como Pedro Serrano e o barrista António Ferreira. Trajes regionais, rendas e bordados, barros e porcelanas, peças de uso agrícola, peças usadas nas várias artes e ofícios (tecelagem, marcenaria, etc.), armaria e outros objetos de uso doméstico, fazem também parte do espólio.

Destaque ainda para publicações, sacras e profanas, do séc. XVIII e XIX, e exemplares de imprensa periódica, que vêm desde o séc. XIX, para além de um núcleo autónomo dedicado a autores e temas bairradinos.

Conheça a Rede de Museus de Oliveira do Bairro

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend