Centro de Memória da Indústria no Palacete do Rei da Farinha

Data:

Câmara Municipal dá os primeiros passos para a criação do Centro de Memória da Indústria no Palacete do Rei da Farinha

O registo destas memórias realizou-se através da recolha de testemunhos orais, fotografias, documentos e objetos relacionados com três setores industriais importantes para o nosso território: o calçado, a metalúrgica Oliva e a fábrica de lápis Viarco.

A Câmara Municipal apresentou na Casa da Criatividade os primeiros testemunhos de memória industrial que farão parte do acervo do Centro de Memória da Indústria que o Município de S. João da Madeira irá instalar no Palacete do Rei da Farinha.

No âmbito do programa “Memória para Todos”, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, a Câmara Municipal levou a cabo, em janeiro de 2020, os Dias da Memória da Indústria de S. João da Madeira, em que se recolheram memórias de todos aqueles que contribuíram para a história da indústria do concelho e que voluntariamente participaram neste programa.

O registo destas memórias realizou-se através da recolha de testemunhos orais, fotografias, documentos e objetos relacionados com três setores industriais importantes para o nosso território: o calçado, a metalúrgica Oliva e a fábrica de lápis Viarco. Na Casa da Criatividade, foi hoje apresentado um vídeo que agregou dezenas de contributos registados em vídeo, em formato de entrevista testemunhal.

O facto de ter sido escolhido este sábado, 1 de Maio, Dia do Trabalhador, para convidar os trabalhadores da indústria sanjoanense a assistir ao resultado do seu contributo, acrescentou um caráter simbólico à sessão, cuja apresentação esteve a cargo do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e de Maria Fernanda Rollo, professora universitária e historiadora portuguesa, responsável pelo programa “Memória para Todos”.

Jorge Vultos Sequeira agradeceu os contributos individuais dos ex-trabalhadores, que marcaram presença em grande número na Casa da Criatividade, e realçou a importância que o desenvolvimento industrial do território teve na origem do município sanjoanense. “As trabalhadoras e os trabalhadores, através do trabalho na indústria, forjaram a emancipação do nosso concelho”. Esta identidade industrial da cidade constitui, atualmente, um capital turístico e cultural que veio dar origem ao Turismo Industrial de S. João da Madeira, transmitiu também o Presidente da Câmara.

A primeira edição dos “Dias da Memória da Indústria” contou com a presença de 86 pessoas, que contribuíram para o registo de 75 entrevistas (em formato áudio e vídeo) e de um conjunto variado de dezenas de fotografias, documentos e objetos relacionados com as histórias de vida laborais destas pessoas e com a indústria de S. João da Madeira. Este projeto constitui o projeto #0 (zero) que dará origem ao Centro de Memória da Indústria, que irá ocupar o histórico edifício do Palacete da Quinta do Rei da Farinha.

Maria Fernanda Rollo, na sua intervenção, salientou a capacidade ímpar que os sanjoanenses demonstraram ao longo de todo o século XX, que, apesar do contexto adverso ao empreendorismo implementado pelo Estado Novo, conseguiu criar um ecossistema industrial robusto e sustentável neste território. “Temos em S. João da Madeira uma indústria com passado, presente e futuro”, referiu a historiadora.

Na tela da Casa da Criatividade, Fernanda Rollo apresentou ainda plataforma online onde estão registados e categorizados todos os testemunhos recolhidos em janeiro de 2020, com as entrevistas que foram realizadas na Torre da Oliva, num trabalho desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade Nova e pelos colaboradores da Unidade de Turismo do município sanjoanense. Neste website, https://memoriaparatodos.pt/…/memorias-da-industria-em-sao…/, é possível consultar todos os contributos dos ex-trabalhadores das indústrias do calçado, da metalúrgica Oliva e da fábrica Viarco, que participaram neste projeto.

Todos os trabalhadores que estiveram presentes nesta sessão receberam uma pen drive personalizada, contendo o testemunho que prestaram aquando da primeira edição dos “Dias da Memória da Indústria”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend