Agenda Ambiente Estarreja Live

Conferência “Estarreja e o Ar – Avaliar e Interpretar”

No Dia Nacional do Ar, 12 de abril, o Município de Estarreja promove a conferência “Estarreja e o Ar – Avaliar e Interpretar”, inserida no “Compromisso Verde” assumido na agenda local da autarquia, com início às 9h30, no Cine-Teatro de Estarreja.

A iniciativa mobiliza diferentes intervenientes – CCDRC, APA, Universidade de Aveiro, PACOPAR – para um momento de reflexão e de debate sobre a monitorização da qualidade do ar no território estarrejense.

A qualidade do ar é fulcral na qualidade de vida de todos. Com esta conferência, pretende-se aumentar o conhecimento da população estarrejense sobre esta temática, contribuindo para uma leitura fidedigna da situação no concelho.

“Esta conferência tem como principal objetivo aumentar o conhecimento sobre o nosso território, concretamente sobre a forma como devem ser lidos e interpretados os dados provenientes da estação de monitorização da qualidade do ar em Estarreja, promovendo, de forma transparente, consciente e responsável, comportamentos que contribuam para a correta divulgação da informação e da real situação da qualidade do ar em Estarreja, anulando quaisquer dúvidas e falsas interpretações que possam existir”, explicaIsabel Simões Pinto, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja.

Na perspetiva da autarca, “é absolutamente essencial e urgente elucidar a população Estarrejense e o país sobre este tema, numa abordagem isenta por parte da comunidade científica e das entidades competentes pela monitorização dos diferentes parâmetros da qualidade do ar”.

Estarreja tem vindo a trabalhar a economia verde e está atenta aos desafios da sustentabilidade ambiental e energética. “O ambiente e a sustentabilidade ambiental são eixos estratégicos que norteiam a atuação da Câmara Municipal, ao longo das últimas décadas. Queremos assinalar o Dia Nacional do Ar com uma reflexão em torno da temática da qualidade do ar, inserida no “Compromisso Verde” do município”, conclui.

Distinguido com a bandeira ECO XXI, o Município de Estarreja é reconhecido pelas suas preocupações ambientais e tem conseguido dinamizar o binómio economia-ambiente através de diferentes plataformas, iniciativas, ações de sensibilização da população e projetos culturais.

Inscrições até 11 de abril através do e-mail [email protected]  ou de formulário online.

DIA NACIONAL DO AR

CONFERÊNCIA ESTARREJA E O AR – AVALIAR E INTERPRETAR

12 DE ABRIL DE 2022 | CINE-TEATRO DE ESTARREJA

Programa

9h30 Receção dos participantes

10h00 Sessão de Abertura

Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina

Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno (a confirmar)

Presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta

Mesa Redonda “Estarreja e o Ar”

Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da Região Centro: caraterização da rede e disponibilização de dados

CCDRC | Ana Morais

Padrões e Tendências de Qualidade do Ar em Estarreja e na Região Centro

Universidade de Aveiro – Departamento de Ambiente | Myriam Lopes

Avaliação e Gestão da Qualidade do Ar – Qualidade da Informação e sua Disseminação

APA | Nuno Lacasta

PACOPAR – 20 anos a contribuir para sustentabilidade do território

PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja | Luís Delgado

12h30 Encerramento

Publicidade

Siga-nos no facebook

Publicidade

Feliz Natal e Bom Ano Novo

Send this to a friend