Agenda Cultura Live Oliveira do Bairro

Expobairrada está de regresso a Oliveira do Bairro

A edição de 2022 da ExpoBairrada vai acontecer, entre 6 e 10 de julho, no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, para cinco dias que vão dar a conhecer o que de melhor se faz no “Coração da Bairrada”, a nível industrial, comercial e agrícola, assim como também as principais atrações gastronómicas locais.

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, o Município de Oliveira do Bairro volta a contar com a parceria de entidades locais e regionais para a realização deste evento. O Espaço Inovação vai receber 150 expositores, até 15 restaurantes, 4 bares e 29 espetáculos em 3 palcos, por onde vão passar nomes como Os Quatro e Meia, Deejay Télio, Maninho, Fernando Daniel, Blaya, Richie Campbel, Calema, T-Rex, Jorge Guerreiro e GNR.

Esta edição de 2022 mantém a aposta na componente empresarial do concelho e na vertente ambiental, ao nível da sustentabilidade do próprio evento, com algumas novidades e melhorias ao nível da distribuição e localização dos vários espaços de exposição, restauração e recreio.

A assinatura do Município, “No Coração da Bairrada”, ganha um especial protagonismo com a realização deste certame que assume o património do concelho e da região, como a indústria cerâmica, a agricultura, a enologia e a gastronomia, regressando às origens e tradições da região, quer económicas, quer culturais e etnográficas.

O Espaço Inovação está localizado na Zona Industrial de Vila Verde, no concelho de Oliveira do Bairro.

CONCERTOS

Está fechado o cartaz cultural da edição deste ano da ExpoBairrada, que contará, em cinco dias, com 29 espetáculos diferenciados, num investimento na animação do evento de cerca de 200 mil euros.

A abrir o certame, a 6 de julho, quarta-feira, vai estar a banda portuguesa “Os Quatro e Meia”, para apresentar êxitos dos seus dois álbuns de originais, “Pontos nos Is” (2017) e “O Tempo Vai Esperar” (2020), que atingiram o top de vendas nacionais nas respetivas semanas de lançamento. O primeiro dia de concertos conta também com a atuação de Deejay Télio, responsável pelos sucessos “Desconfinamento”, “Não Atendo”, “After Party”, entre muitos outros, que rapidamente conduziram o músico angolano aos palcos nacionais.  

No dia seguinte é a vez do brasileiro Maninho se apresentar na ExpoBairrada. A sua canção de estreia, “Pode Tentar”, lançada em maio do ano passado, tornou-se rapidamente um fenómeno, atingindo 4,5 milhões de visualizações na plataforma Youtube. 

Outro destaque para a segunda noite do festival é Fernando Daniel, um dos maiores artistas da atual geração de cantores e compositores pop portugueses. Desde 2018, quando editou “Salto”, o seu álbum de estreia, que o reconhecimento do público e os prémios têm sido uma constante na sua carreira musical. 

Já no dia 8, sexta-feira, os grandes nomes do cartaz são Blaya, cujo percurso musical passou pelos Buraka Som Sistema (2008-2016) e pela participação em vários festivais nacionais e internacionais, e Richie Campbel, que lançou recentemente o tema “Let You Go”, do seu próximo álbum.

Para a noite de sábado, dia 9, o palco está guardado para as atuações de Calema, que trazem a Oliveira do Bairro um reportório variado de temas bem conhecidos do público, como “Te Amo”, “Casa de Madeira” e a “Nossa Vez”, e de T-Rex, um dos nomes emergentes do rap e trap nacional. 

A festa continua no domingo, dia 10 de julho, com Jorge Guerreiro, artista de música popular portuguesa. O cantor, que recentemente se estreou em televisão com a participação no programa “Big Brother Famosos”, da TVI, promete muita alegria e bom ritmo para o último dia. Para encerrar a edição de 2022 da ExpoBairrada vão estar ainda os GNR, acompanhados pela Banda Filarmónica da Mamarrosa, revisitando canções intemporais como “Dunas” e “Pronuncia do Norte”.  

Após os concertos do palco principal, as noites da ExpoBairrada vão contar ainda com atuações dos DJs Nuno Neves, Fontes, RBE Hosted By Jony P e Alcides Barros e ainda a atuação da Banda Polk e da Giants of Rock. Estes momentos musicais vão acontecer no palco que estará localizado junto à zona dos bares. 

ESPAÇOS

O espaço da feira vai voltar a contar com uma tenda de espumantes e com um reforço dos espaços de restauração, explorados por associações do Concelho de Oliveira do Bairro, onde se poderão degustar os mais tradicionais aromas e paladares da Bairrada.

O pavilhão será ocupado por expositores primordialmente do tecido empresarial do Concelho de Oliveira do Bairro, passando as associações e entidades institucionais a ocupar o espaço exterior, junto à tenda onde se vão realizar os concertos.

Pelos três palcos do recinto, vão passar artistas de renome nacional e internacional, mas também músicos e grupos do Concelho de Oliveira do Bairro, que têm assim a oportunidade de apresentar o seu reportório aos milhares de visitantes do certame.

O palco destinado aos artistas do concelho, na sua vertente mais tradicional e sinfónica, ficará localizado junto à área de restauração, criando assim um ambiente propício a que as famílias possam saborear os pratos da Bairrada enquanto assistem a concertos e atuações dos músicos e dançarinos da “casa”. Por este palco vão passar fadistas, grupos de cantares, bandas filarmónicas e ranchos folclóricos, num desfile de música, cor e tradição.

HORÁRIOS E BILHETES

A ExpoBairrada abrirá às 18h00, de quarta a sexta-feira, e às 10h00, no sábado e domingo. Já os concertos no palco principal terão início entre as 19h30 e as 23h00.

Os bilhetes de entrada no recinto terão um custo de 1€ por dia, de 6 a 10 de julho.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Mais uma vez, esta edição da ExpoBairrada é um “EcoEvento”, através da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC na qual esta irá oferecer aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis. No final do evento, o peso da totalidade dos resíduos recolhidos será revertido em valor monetário, que à posteriori será entregue a uma instituição de solidariedade social do Concelho.

Também durante todo o evento, serão realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente junto dos visitantes, expositores, restauração e bares, tendo para o efeito instalado um espaço de educação ambiental (stand “ECOliveira”), com informação sobre as boas práticas ambientais.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A grande novidade da edição de 2022 da ExpoBairrada passa pela implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade social. Neste sentido, através das entidades da Rede Social concelhia, e no âmbito do projeto municipal “Remobilar”, este evento vai contar com um espaço destinado à angariação de móveis, eletrodomésticos e bens de primeira necessidade, destinados a famílias carenciadas a residir no concelho.

A inauguração da ExpoBairrada 2022 está marcada para as 19h00 do dia 6 de julho, quarta-feira.

Publicidade

Siga-nos no facebook

Publicidade

Feliz Natal e Bom Ano Novo

Send this to a friend