Expobairrada está de regresso a Oliveira do Bairro

Data:

A edição de 2022 da ExpoBairrada vai acontecer, entre 6 e 10 de julho, no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, para cinco dias que vão dar a conhecer o que de melhor se faz no “Coração da Bairrada”, a nível industrial, comercial e agrícola, assim como também as principais atrações gastronómicas locais.

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, o Município de Oliveira do Bairro volta a contar com a parceria de entidades locais e regionais para a realização deste evento. O Espaço Inovação vai receber 150 expositores, até 15 restaurantes, 4 bares e 29 espetáculos em 3 palcos, por onde vão passar nomes como Os Quatro e Meia, Deejay Télio, Maninho, Fernando Daniel, Blaya, Richie Campbel, Calema, T-Rex, Jorge Guerreiro e GNR.

Esta edição de 2022 mantém a aposta na componente empresarial do concelho e na vertente ambiental, ao nível da sustentabilidade do próprio evento, com algumas novidades e melhorias ao nível da distribuição e localização dos vários espaços de exposição, restauração e recreio.

A assinatura do Município, “No Coração da Bairrada”, ganha um especial protagonismo com a realização deste certame que assume o património do concelho e da região, como a indústria cerâmica, a agricultura, a enologia e a gastronomia, regressando às origens e tradições da região, quer económicas, quer culturais e etnográficas.

O Espaço Inovação está localizado na Zona Industrial de Vila Verde, no concelho de Oliveira do Bairro.

CONCERTOS

Está fechado o cartaz cultural da edição deste ano da ExpoBairrada, que contará, em cinco dias, com 29 espetáculos diferenciados, num investimento na animação do evento de cerca de 200 mil euros.

A abrir o certame, a 6 de julho, quarta-feira, vai estar a banda portuguesa “Os Quatro e Meia”, para apresentar êxitos dos seus dois álbuns de originais, “Pontos nos Is” (2017) e “O Tempo Vai Esperar” (2020), que atingiram o top de vendas nacionais nas respetivas semanas de lançamento. O primeiro dia de concertos conta também com a atuação de Deejay Télio, responsável pelos sucessos “Desconfinamento”, “Não Atendo”, “After Party”, entre muitos outros, que rapidamente conduziram o músico angolano aos palcos nacionais.  

No dia seguinte é a vez do brasileiro Maninho se apresentar na ExpoBairrada. A sua canção de estreia, “Pode Tentar”, lançada em maio do ano passado, tornou-se rapidamente um fenómeno, atingindo 4,5 milhões de visualizações na plataforma Youtube. 

Outro destaque para a segunda noite do festival é Fernando Daniel, um dos maiores artistas da atual geração de cantores e compositores pop portugueses. Desde 2018, quando editou “Salto”, o seu álbum de estreia, que o reconhecimento do público e os prémios têm sido uma constante na sua carreira musical. 

Já no dia 8, sexta-feira, os grandes nomes do cartaz são Blaya, cujo percurso musical passou pelos Buraka Som Sistema (2008-2016) e pela participação em vários festivais nacionais e internacionais, e Richie Campbel, que lançou recentemente o tema “Let You Go”, do seu próximo álbum.

Para a noite de sábado, dia 9, o palco está guardado para as atuações de Calema, que trazem a Oliveira do Bairro um reportório variado de temas bem conhecidos do público, como “Te Amo”, “Casa de Madeira” e a “Nossa Vez”, e de T-Rex, um dos nomes emergentes do rap e trap nacional. 

A festa continua no domingo, dia 10 de julho, com Jorge Guerreiro, artista de música popular portuguesa. O cantor, que recentemente se estreou em televisão com a participação no programa “Big Brother Famosos”, da TVI, promete muita alegria e bom ritmo para o último dia. Para encerrar a edição de 2022 da ExpoBairrada vão estar ainda os GNR, acompanhados pela Banda Filarmónica da Mamarrosa, revisitando canções intemporais como “Dunas” e “Pronuncia do Norte”.  

Após os concertos do palco principal, as noites da ExpoBairrada vão contar ainda com atuações dos DJs Nuno Neves, Fontes, RBE Hosted By Jony P e Alcides Barros e ainda a atuação da Banda Polk e da Giants of Rock. Estes momentos musicais vão acontecer no palco que estará localizado junto à zona dos bares. 

ESPAÇOS

O espaço da feira vai voltar a contar com uma tenda de espumantes e com um reforço dos espaços de restauração, explorados por associações do Concelho de Oliveira do Bairro, onde se poderão degustar os mais tradicionais aromas e paladares da Bairrada.

O pavilhão será ocupado por expositores primordialmente do tecido empresarial do Concelho de Oliveira do Bairro, passando as associações e entidades institucionais a ocupar o espaço exterior, junto à tenda onde se vão realizar os concertos.

Pelos três palcos do recinto, vão passar artistas de renome nacional e internacional, mas também músicos e grupos do Concelho de Oliveira do Bairro, que têm assim a oportunidade de apresentar o seu reportório aos milhares de visitantes do certame.

O palco destinado aos artistas do concelho, na sua vertente mais tradicional e sinfónica, ficará localizado junto à área de restauração, criando assim um ambiente propício a que as famílias possam saborear os pratos da Bairrada enquanto assistem a concertos e atuações dos músicos e dançarinos da “casa”. Por este palco vão passar fadistas, grupos de cantares, bandas filarmónicas e ranchos folclóricos, num desfile de música, cor e tradição.

HORÁRIOS E BILHETES

A ExpoBairrada abrirá às 18h00, de quarta a sexta-feira, e às 10h00, no sábado e domingo. Já os concertos no palco principal terão início entre as 19h30 e as 23h00.

Os bilhetes de entrada no recinto terão um custo de 1€ por dia, de 6 a 10 de julho.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Mais uma vez, esta edição da ExpoBairrada é um “EcoEvento”, através da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC na qual esta irá oferecer aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis. No final do evento, o peso da totalidade dos resíduos recolhidos será revertido em valor monetário, que à posteriori será entregue a uma instituição de solidariedade social do Concelho.

Também durante todo o evento, serão realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente junto dos visitantes, expositores, restauração e bares, tendo para o efeito instalado um espaço de educação ambiental (stand “ECOliveira”), com informação sobre as boas práticas ambientais.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A grande novidade da edição de 2022 da ExpoBairrada passa pela implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade social. Neste sentido, através das entidades da Rede Social concelhia, e no âmbito do projeto municipal “Remobilar”, este evento vai contar com um espaço destinado à angariação de móveis, eletrodomésticos e bens de primeira necessidade, destinados a famílias carenciadas a residir no concelho.

A inauguração da ExpoBairrada 2022 está marcada para as 19h00 do dia 6 de julho, quarta-feira.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend