A Câmara Municipal de Ovar tomou posição formal e rejeitou, por unanimidade, a proposta de integração dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar

Data:

A Câmara Municipal de Ovar tomou posição formal e rejeitou, por unanimidade, a proposta de integração dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar (CSP) e do Hospital Francisco Zagalo (HFZ) na futura Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, comunicando esse desacordo de princípio ao Diretor-Executivo do Sistema Nacional de Saúde, Fernando Araújo.

Vincando a sua posição no que diz respeito à Saúde no Município, a Câmara Municipal de Ovar apontou ao Diretor Executivo do SNS a referenciação hospitalar dos munícipes de Ovar para norte; a inclusão dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar e do Hospital Francisco Zagalo no estudo que decorre para a criação da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira); assim como a retoma do modelo do Sistema Local de Saúde (In Ovar Saúde), especificamente ajustado ao Concelho de Ovar.   

Para além destas linhas “prioritárias”, a Câmara Municipal de Ovar comunicou ainda ao Diretor Executivo que, independentemente do modelo que vier a ser adotado pelo Governo, é indispensável que o Ministério da Saúde proceda à abertura do Serviço de Urgência Básica no Hospital de Ovar e ao reforço do respetivo bloco operatório, sem esquecer a reabertura dos Polos de Saúde de Maceda e Arada, nos quais, à semelhança do que fez com os de Válega, S. Vicente Pereira e Furadouro, a Câmara Municipal investiu na reabilitação do edificado, realizando obras que eram da responsabilidade do Ministério da Saúde. A estas, soma-se a necessidade de serem salvaguardados os postos de trabalho e os atuais vínculos laborais no Hospital Francisco Zagalo e nos Cuidados de Saúde Primários de Ovar.

Pela proximidade que temos com as nossas gentes, sabemos bem que elas querem ser referenciadas para o local mais próximo, e não para o local que mais convém ao Ministério da Saúde”, afirma Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, “sabemos que anseiam pelo Serviço de Urgência no Hospital de Ovar e que querem todos os Polos de Saúde a funcionar em pleno”.

O Presidente da Câmara garantiu ainda que “mesmo sabendo que a decisão é do Ministério da Saúde, com quem manteremos sempre uma linha de diálogo positiva”, a Câmara Municipal irá “até ao limite para defender os direitos das populações, designadamente, a cuidados de saúde de proximidade, com qualidade e que lhes garantam a maior nível de vida possível”.

A Câmara de Ovar aguarda agora resposta por parte do Ministério da Saúde à sua tomada de posição.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend