O Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Francisco Gentil E.P.E., celebrou 60 anos da sua atividade assistencial

Data:

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Francisco Gentil E.P.E., celebra, hoje, 60 anos da sua atividade assistencial, inteiramente dedicada à prestação de cuidados de saúde na área de oncologia.

Para sinalizar este marco histórico, o Conselho de Administração do IPO de Coimbra, nomeou uma Comissão Organizadora, de modo a levar a efeito um conjunto de iniciativas que dignifiquem a história, o presente e o futuro da instituição.

E foi no dia de hoje, dia 29 de dezembro de 2022, que se marcou o início das comemorações, através da realização de uma conferência de imprensa, com as intervenções da Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas, da Coordenadora da Comissão Organizadora, Dr.ª Regina Silva, e do artista plástico Vítor Costa.

Na sua intervenção, a Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Margarida Ornelas, referiu que: “falar da história do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil é falar, em primeiro lugar, do Prof. Doutor Francisco Gentil que concretizou uma das suas ambições, quando a 29 de dezembro de 1927, viu inaugurado o Instituto da Luta contra o Cancro em Portugal” e do Prof. Doutor Luís Raposo que “menos de 30 anos depois, defendeu a criação de um centro anticanceroso capaz de dar resposta à população do Centro”.

Referiu ainda que “é uma data importante para a população de Coimbra (…) bem como para toda a Região Centro”.


Antes de dar a palavra à Coordenadora da Comissão Organizadora, Dr.ª Regina Silva, a Presidente da Instituição referiu: “Assumimos com orgulho o nosso PASSADO, a nossa história; cultivamos no PRESENTE os valores que nos foram transmitidos ao longo de gerações e acreditamos que a nossa maior força é colocar o doente no centro do cuidar. Preparamos, ainda, o FUTURO, reforçando o nosso compromisso com o doente oncológico e reafirmando o nosso papel de centro de referência em oncologia do Serviço Nacional de Saúde”.

Terminou a sua intervenção afirmando o seguinte: “Da pequena vivenda até aos nossos dias, o IPO de Coimbra tem crescido e tem-se modernizado, sendo que o futuro continua auspicioso. Tudo faremos para levar a bom termo a Obra, com desvelo, carinho e ambição, como preconizou Luís Raposo e como exigem e merecem os nossos doentes.”

A Coordenadora da Comissão Organizadora, referiu o slogan das comemorações: “Construindo o presente entre o passado e o futuro”, afirmando que é aquele que se pode observar no mural de azulejo da entrada principal do edifício de ambulatório.

A Dr.ª Regina Silva apresentou o programa das comemorações assentes em 6 eixos designadamente: o eixo pessoas, comunidade, cuidado, memória, ciência e futuro.

Cada eixo terá uma, ou mais atividades, sendo que destacou as seguintes:

  1. Eixo Pessoas:
    1. Num dos primeiros dias de janeiro iremos realizar um almoço de Ano Novo, destinado a profissionais e doentes internados que não tenham restrições alimentares, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra que muito generosamente irá destacar dois chefes e um grupo de alunos da Escola para conjuntamente com o nosso Serviço de Alimentação e dietética confecionar o almoço desse dia.
  2. Eixo Comunidade:
    1. Em fevereiro (preferencialmente no dia 4, dia Mundial de Luta Contra o Cancro) será realizada uma Caminhada sob o tema “Por Uma vida Saudável”, cujo percurso está a ser ultimado com as autoridades, destinada a sensibilizar a população para a importância da adoção de hábitos de vida saudável na prevenção da doença oncológica.
  3. Eixo Cuidado:
    1. Em março e abril teremos duas conferências: uma sobre o “Cuidar”, tema que nos é especialmente caro e outra subordinada ao tema geral “A literacia em saúde e a Estomaterapia”.
    2. Em setembro, uma ação subordinada ao tema “Capacitar a Pessoa com Ostomia”, em que serão concretizados 3 workshops em dias a definir.
    3. Em outubro será o mês destinado à sensibilização da comunidade hospitalar para o doente com ostomia. Para o efeito convidaremos doentes e profissionais a participar numa mesa subordinada ao tema “Dar voz às Pessoas com Ostomia”.
  4. Eixo Memória
    1. Em setembro projeta-se inaugurar a Exposição “IPO Coimbra – Um Caminho com História, um percurso com futuro”.
  5. Eixo Ciência
    1. Em maio realizar-se-á uma conferência subordinada ao tema “Oncologia, que futuro?”, em que serão debatidos os novos desafios que a inovação científica nos coloca;
    2. Durante o 4.º trimestre daremos início às sessões que integrarão a Open Week – IPO de Coimbra, lideradas pelos Grupos Multidisciplinares de Patologia do IPO de Coimbra e que terão como principal objetivo a divulgação das boas práticas, partilha de conhecimento e a proximidade com os Cuidados de Saúde Primários.

Pretende-se estimular e reforçar uma intervenção de saúde em rede, colaborativa, orientada para as necessidades e preferências do doente oncológico, famílias, cuidadores e comunidade na região Centro.

Durante 5 dias, os profissionais de saúde serão convidados a discutir as oportunidades de articulação de cuidados, a potencialização das forças, recursos e competências, promotoras de empoderamento do doente oncológico e da comunidade em geral. 

  1. Eixo Futuro
    1. Num futuro, que desejamos próximo, convidaremos todos os presentes para uma visita guiada às instalações do novo edifício da cirurgia. Ele constitui a concretização de um antigo sonho que permite confiar no futuro ao proporcionar melhores condições de conforto e bem-estar aos nossos doentes e de trabalho aos profissionais.

Para encerrar as comemorações dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra, irão, ainda, ser desenvolvidas as seguintes iniciativas:

  • A Cápsula do Tempo a levar a efeito em novembro – constará da recolha de testemunhos de profissionais, representativos de cada grupo profissional, com a finalidade de serem lidos futuramente. Pretende-se com este momento simbólico, criar uma interligação geracional entre o presente e o futuro.
  • A Gala, a ter lugar no convento de São Francisco no final do próximo ano.
  • A Peça escultórica alusiva à celebração dos 60 anos, cabendo a Vítor Costa a coordenação artística.

Sobre o último ponto – a Peça Escultórica – Vítor Costa informou o projeto vai envolver artistas nacionais e internacionais e a inspiração terá como base o slogan: “Construindo o presente entre o passado e o futuro”.

A conferência de imprensa teve, ainda, dois momentos especiais:

  • a apresentação do filme alusivo às Comemorações dos 60 anos, tendo cabido a realização a Tiago Cerveira;
  • e o bolo de aniversário, tendo-se cantado os Parabéns à instituição.
Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Send this to a friend