Sabão Potassa estreia sábado em Ovar e promete deixar toda a gente D’ Alma Lavada

Data:

Sabão Potassa estreia no próximo sábado, 22 de julho, no Centro de Arte de Ovar. O espetáculo, que integra a programação das comemorações do dia do município, está marcado para as 21h30 e tem entrada gratuita.  Trata-se de uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e da Associação de Teatro Sol D’ Alma. Em palco serão contadas 11 Estórias D’ Alma Lavada que em comum têm a identidade vareira, num trabalho único que conta com 85 elementos da comunidade.

Afinal de contas, o que é ser vareiro? De onde vem a garra que os impele a chegar mais longe e mais além? Que almas são estas, que se lavam com o tempo? Este é o ponto de partida de Sabão Potassa que vai desafiar o público a regressar ao tempo em que os pisos de madeira eram lavados com sabão e a resgatar as estórias e os protagonistas icónicos do concelho de Ovar. Os ofícios, as tradições, os lugares especiais, o modo de vida, são, assim, o mote para esta criação artística sobre a memória coletiva do concelho.

Se as histórias que vão ganhar vida em palco têm ADN vareiro, o mesmo acontece com quem as encarna. O elenco do Sol D’Alma junta-se à comunidade ovarense. Dos avós aos netos, várias gerações vão estar em palco para celebrar a Terra que é de cada um e de todos.

A Câmara Municipal de Ovar continua, assim, a apostar nas associações culturais do concelho e no envolvimento direto do público em práticas artísticas, numa estratégia que procura esbater barreiras culturais e trabalhar o sentimento de pertença de participantes e espectadores pelo território.  Ao mesmo tempo, entende-se que este tipo de projetos é também uma forma de desenvolver competências diversas nos participantes, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem, em contexto informal e de salutar convívio, e contribuindo para um verdadeiro sentido de comunidade.

Com a dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, a peça de teatro Sabão Potassa – Estórias D’ Alma Lavada é o culminar de um trabalho de vários meses. Tudo começou com a recolha de testemunhos de individualidades do concelho que resultaram num conjunto de crónicas com o mesmo nome, transmitidas na Rádio Antena Vareira FM. Esse foi também o material criativo para a construção do espetáculo prestes a estrear. As histórias sobem, agora, ao palco já alteradas, adaptadas, deformadas, misturadas, minimizadas ou, pelo contrário, exageradas. Vozes individuais que agora ganham uma dimensão coletiva, transformando-se numa homenagem singular à gente vareira.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend