Sabão Potassa estreia sábado em Ovar e promete deixar toda a gente D’ Alma Lavada

Data:

Sabão Potassa estreia no próximo sábado, 22 de julho, no Centro de Arte de Ovar. O espetáculo, que integra a programação das comemorações do dia do município, está marcado para as 21h30 e tem entrada gratuita.  Trata-se de uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e da Associação de Teatro Sol D’ Alma. Em palco serão contadas 11 Estórias D’ Alma Lavada que em comum têm a identidade vareira, num trabalho único que conta com 85 elementos da comunidade.

Afinal de contas, o que é ser vareiro? De onde vem a garra que os impele a chegar mais longe e mais além? Que almas são estas, que se lavam com o tempo? Este é o ponto de partida de Sabão Potassa que vai desafiar o público a regressar ao tempo em que os pisos de madeira eram lavados com sabão e a resgatar as estórias e os protagonistas icónicos do concelho de Ovar. Os ofícios, as tradições, os lugares especiais, o modo de vida, são, assim, o mote para esta criação artística sobre a memória coletiva do concelho.

Se as histórias que vão ganhar vida em palco têm ADN vareiro, o mesmo acontece com quem as encarna. O elenco do Sol D’Alma junta-se à comunidade ovarense. Dos avós aos netos, várias gerações vão estar em palco para celebrar a Terra que é de cada um e de todos.

A Câmara Municipal de Ovar continua, assim, a apostar nas associações culturais do concelho e no envolvimento direto do público em práticas artísticas, numa estratégia que procura esbater barreiras culturais e trabalhar o sentimento de pertença de participantes e espectadores pelo território.  Ao mesmo tempo, entende-se que este tipo de projetos é também uma forma de desenvolver competências diversas nos participantes, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem, em contexto informal e de salutar convívio, e contribuindo para um verdadeiro sentido de comunidade.

Com a dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, a peça de teatro Sabão Potassa – Estórias D’ Alma Lavada é o culminar de um trabalho de vários meses. Tudo começou com a recolha de testemunhos de individualidades do concelho que resultaram num conjunto de crónicas com o mesmo nome, transmitidas na Rádio Antena Vareira FM. Esse foi também o material criativo para a construção do espetáculo prestes a estrear. As histórias sobem, agora, ao palco já alteradas, adaptadas, deformadas, misturadas, minimizadas ou, pelo contrário, exageradas. Vozes individuais que agora ganham uma dimensão coletiva, transformando-se numa homenagem singular à gente vareira.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

1.º Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável realiza-se a 27 e 28 de Outubro 

“Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola” é o tema da edição de estreia do Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável (CIMES) que se realiza nos dias 27 e 28 de outubro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Albergaria celebra dia internacional da pessoa idosa

O Município de Albergaria-a-Velha celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro) com a Agenda Idade Maior, de 27 de setembro a 4 de outubro, constituída por um conjunto de atividades que visam promover um envelhecimento ativo e saudável.

Requalificação do Centro de Saúde é uma “obra verdadeiramente importante”

Ministro da Saúde enalteceu, na cerimónia de inauguração, o trabalho do Município na criação de condições nas unidades de saúde do concelho

Câmara de Águeda recebe novos alunos da ESTGA

Estudantes foram desafiados a aproveitarem a “oportunidade de ouro” que a Educação superior permite, a integrarem as empresas locais e a fixarem-se no concelho
Send this to a friend