Workshops em Avanca para fazer cinema com inteligência Artificial

Data:

8 cineastas premiados de Espanha, França, México, Ucrânia e Portugal, durante 5 dias, vão orientar workshops em Avanca com o olhar dos novos desafios da produção do cinema do séc. XXI.

Será no 27º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia que decorre em Avanca, distrito de Aveiro, entre os dias 26 e 30 deste mês.

O produtor Oleksii Tahanchin, CEO da Hound Studio e fundador da KROCKIO – software de colaboração criativa e revisão de vídeo que ajuda a criar pipeline de produção de vídeo, processo de entrega de produção de mídia e storyboards com IA, conjuntamente com a ilustradora Yulia Hobrii  (ambos da Ucrânia), vão orientar um workshop sobre a prática do “storyboard” com IA.
Um atelier de trabalho prático intenso a desbravar os caminhos do storyboard aplicado aos filmes de  ficção e de animação, com ao apoio incondicional da IA – Inteligência Artificial.
Um espaço de trabalho com quem o faz diariamente enquanto especialistas de desenvolvimento de software e produtores de cinema.

Noutro workshop o desafio é filmar literalmente a 360º.
Filmar a toda a volta com a mais recente tecnologia e explorando um novo ponto de vista cinematográfico. Um atelier para filmar, explorar e integrar. Provocar novas imagens é o repto!
Para orientar este espaço de trabalho vem do México o diretor de fotografia Jorge Z. López.
Sendo um dos membros fundadores da “Asociación Mexicana de Cinefotógrafos”, é um integrador do vídeo 360º em filmes e em projetos experimentais.
Entre o México e os EUA, trabalhou em filmes como TOTAL RECALL de Paul Verhoeven, TITANIC de James Cameron e em obras de imensos cineastas mexicanos.
Neste workshop, participa também o cineasta e professor universitário mexicano, Antonio Del Rivero. Realizador de obras experimentais e multi suporte, foi nomeado para os Prémios Ariel com “Apariencia 1, 2, 3” e o seu filme “Rapsodia: Laberintos del yo” foi já exibido em Portugal.

O documentário estará presente com o workshop “Filmar a memória -O Grupo de Aveiro”.
Evocar o passado constrói identidades e possibilita aceder e resgatar momentos que se têm vindo a tecer ao longo dos anos. O workshop propõe trabalhar com dois realizadores do chamado “Grupo de Aveiro”, que marcaram um cinema português independente do século passado.
O documentarista Alfonso Palazon, professor na Universidad Rey Juan Carlos em Madrid e responsável pela “Pasajes Invisibles”, tem continuamente realizado e produzido relevantes e distinguidos filmes. Tendo-lhe sido atribuído o Prémio Aurélio Paz dos Reis, a sua última longa-metragem documental “José Luís Espinosa, o espião” teve a sua estreia no AVANCA do ano passado e está a ser exibido e premiado em múltiplos festivais.

“Da ideia ao filme” é o desafio do workshop orientado pela cineasta Latifa Said (França, Argélia) e pelo crítico de cinema e produtor João Antunes.
“Toutes les Nuits” de Latifa SAID, que no AVANCA 2022 ganhou os prémios de melhor curta metragem e argumento, será o ponto de partida para todo o trabalho prático a desenvolver no atelier. Latifa Said, argumentista e realizadora distinguida com várias dezenas de prémios, a sua obra fílmica é muito reconhecida, nomeadamente no circuito francófono de curta metragem.
Vários outros filmes anteriores têm tido a sua exibição também no Avanca, nomeadamente “Jours intranquilles”, “Tahiti” e “Terrain Vague”. Latifa prepara a sua primeira longa-metragem “Plus Longue Sera la Nuit”, projeto que acaba de ser financiado.
João Antunes, trabalha na Cinemateca Portuguesa e escreve regularmente sobre cinema para jornais diários e revistas da especialidade. É membro da FIPRESCI, a federação internacional de críticos de cinema e tem sido produtor da obra de Latifa Said.

Joaquim Pavão propõe filmar DENTE, um filme concerto, que a cada momento se renova. Um desafio para se filmar durante o AVANCA 2023. Porque o “mentiroso utiliza as designações válidas, as palavras, para fazer com que o irreal pareça real”. Neste workshop, filmar será atravessar fronteiras.
Guitarrista, compositor e cineasta. Como realizador é autor de várias curtas metragens, tendo filmado no AVANCA obras como “Antes que a noite venha – Falas de Antígona” (2017) e a longa-metragem “Sonhos”. Recebeu dezenas de prémios por todo o mundo e o seu filme concerto “Dentre” tem andado a percorrer os teatros portugueses.

Com o propósito de ser um encontro e um apoio ao ato criativo de cineastas de todo o mundo, o 27º AVANCA 2023 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Avanca, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais, nacionais e estrangeiras.

Informações em:
http://avanca.com/

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend