O Município de Albergaria-a-Velha apresenta no dia 4 de Novembro, pelas 16h00, o n.º 10 da Revista Albergue

Data:

“Uma década na vida de uma publicação periódica, dedicada à História e ao Património de um concelho, é um desafio, uma obra, um marco e uma conquista”, salienta Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Diretor da Revista Albergue. “Dez edições a assistir ao gradual aumento do interesse por parte dos leitores, traduzido no facto de terem esgotado praticamente todas as edições anteriores, associado ao crescente interesse por parte de investigadores em contribuírem com os seus mais recentes trabalhos para esta publicação, conforta-nos, satisfaz-nos e estimula-nos”.

No n.º 10, os leitores podem contar com 15 artigos e a habitual secção de Notas Soltas. As temáticas são bastante variadas, permitindo descobrir mais sobre ourivesaria religiosa e arte sacra; um pelourinho quinhentista; o legado de um dos maiores beneméritos do Concelho; e um polémico processo ambiental que teve o seu início com a exploração mineira e evoluiu para a indústria química. A complementar estes estudos, são apresentados seis artigos de cariz mais biográfico sobre a vida e obra de um prelado, um pedagogo e autarca, um jurista e autarca, um emigrante e benemérito, e um engenheiro, com destaque para uma princesa e Santa. Há ainda a destacar dois artigos sobre fontes – um tendo como temática uma roda dos expostos e outro escrituras diversas – para além de um artigo versando o Património Natural, abordando a atividade do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.

Para a imagem de capa, a escolha recaiu no retrato da Princesa Santa Joana, existente no Museu de Aveiro, prestando assim homenagem à principal figura feminina da região de Aveiro do século XV e que foi proprietária de parte do território que hoje compõe o Concelho de Albergaria-a-Velha.

“Todos estes motivos serão mais do que suficientes para que esta edição continue a agradar aos leitores e a contribuir para que todos aqueles que se interessam pela História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha e da sua região aprofundem os seus conhecimentos, alimentem a sua curiosidade e se tornem mais atentos, mais informados, mais e melhores defensores e fruidores daquele que foi o legado dos nossos antepassados”, conclui Delfim Bismarck.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend