Assembleia Municipal da Mealhada aprova moção de protesto à ERSUC

Data:

A Assembleia Municipal da Mealhada aprovou, em sessão ordinária, por maioria, uma moção de protesto à ERSUC, devido ao aumento de custos associados à recolha e tratamento de resíduos e ao facto da ERSUC avançar com a recolha porta-a-porta de recicláveis apenas em Coimbra e Aveiro, de forma gratuita.

A moção apresentada por André Melo, da bancada do Mais e Melhor – Movimento Independente (MMMI), foi aprovada por maioria e será, agora, enviada à Administração da ERSUC.

A moção refere que o tarifário cobrado aos municípios – e por consequência aos munícipes – “está a aumentar rapidamente” e “vai em breve cruzar a barreira dos 100 euros por tonelada”. “Os munícipes da Mealhada estão a ser onerados enquanto utentes do serviço e não vislumbram qualquer benefício de investimento feito anteriormente”.

A contestação da Assembleia da Mealhada refere-se também à decisão da ERSUC de avançar com a recolha de recicláveis, de forma gratuita, em Aveiro e em Coimbra, “um processo que, segundo a própria administração da ERSUC, tem um custo altíssimo e irrecuperável pela tarifa, representando uma despesa brutal para a empresa”, refere o documento apresentado por André Melo, na sequência de uma reunião com a administração da ERSUC.

“A mesma administração não apresentou qualquer justificação para a sua decisão. Para levar a cabo esta recolha em Coimbra, a ERSUC investiu aproximadamente 1,5 milhão de euros e ficarão afetos ao serviço cinco viaturas e respetivo pessoal. Em Aveiro, o investimento será semelhante. O Município da Mealhada faz a sua própria recolha suportando os prejuízos deste processo e a sobrecarga nos serviços. Os valores que recebe de compensação da operação de recolha são menos de metade do valor total recebido pela ERSUC pela recuperação e encaminhamento dos resíduos provenientes da recolha seletiva. Estes valores são completamente desajustados e não refletem os custos de cada uma das partes, em claro prejuízo do Município”, sublinha a moção.

Em conclusão, considera-se “inaceitável que a ERSUC faça estes investimentos que beneficiam apenas alguns e custam a todos. É incompreensível que o faça numa altura em que os custos da dívida têm um custo brutal nos resultados da empresa. É imoral que a sua administração não seja capaz de dar uma boa justificação a esta decisão”.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend