A Câmara Municipal, através da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, organizou a prova espetáculo do Concurso criAtiva LEITURA, que visou apurar os representantes do Município no Concurso Intermunicipal de Leitura – CIL, no dia 26 de fevereiro. Nesta fase municipal estiveram em prova um total de 23 estudantes do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, do Agrupamento de Escolas de Branca e da art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.
João Pinto (1.º Ciclo – Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha), Maria Inês Silva (2.º Ciclo – Agrupamento de Escolas de Branca), Guilherme Valdez (3.º Ciclo – Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha) e Rita Madureira (Ensino Secundário – Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha) foram os grandes vencedores da 9.ª edição do criAtiva LEITURA, que decorreu no Cineteatro Alba, e vão estar presentes na prova intermunicipal da Região de Aveiro, a 17 de maio, em Vagos.
As obras selecionadas para esta edição foram “A máquina de apanhar poetas”, de José Fanha (1.º CEB); “Filhos da mãe: a história secreta da família Marosca”, de Álvaro Magalhães (2.º CEB); “Não me magoas mais”, de Margarida Fonseca Santos (3.º CEB); e “O cultivo de flores de plástico”, de Afonso Cruz (Ensino Secundário). Na prova, os estudantes tiveram de realizar uma leitura expressiva de um excerto da obra lida e responder, de forma crítica, a uma pergunta colocada pelo júri. Salienta-se que a Câmara Municipal ofereceu a todos os participantes desta fase municipal a obra de leitura obrigatória correspondente ao seu nível de ensino.
O júri foi constituído por Amélia Santos, professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Mealhada; José Saro, professor e coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares; e Sílvia Fernandes, técnica superior de Biblioteca e Documentação na Câmara Municipal de Anadia.
Além dos quatro estudantes que vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha premiou ainda os estudantes que ficaram em 2.º e 3.º lugar em cada ciclo de ensino. Os distinguidos receberam cheques-prenda em livros para utilizarem nas papelarias/livrarias do Concelho. O Município também ofereceu cheques-livro às Bibliotecas Escolares.
A apresentação da prova espetáculo esteve a cargo de estudantes da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra e os momentos culturais proporcionados pelos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca. Tendo em conta a celebração dos 500 anos de Camões, as escolas apresentaram vídeos com os alunos a lerem poemas do autor português.
Catarina Mendes, Vereadora da Educação, dirigiu um agradecimento especial a encarregados de educação, docentes e bibliotecárias por “acarinharem e investirem na leitura”, pelo seu envolvimento, motivação e participação ativa, permitindo que se criem laços “com o livro, a leitura e, indubitavelmente, com a cultura e com o conhecimento.”