More
    InícioDesportoAndré Cabeças triunfa no regresso eletrizante do Rali da Bairrada

    André Cabeças triunfa no regresso eletrizante do Rali da Bairrada

    O regresso do Rali da Bairrada ao panorama nacional não podia ter sido mais emocionante, após dois anos de interregno! A quarta edição da prova, organizada pelo Targa Clube, proporcionou duelos vibrantes nas classificativas de asfalto em Vagos e manteve a incerteza do vencedor até à última prova especial, com um duelo renhido que culminou no triunfo sofrido de André Cabeças. Ao volante do Ford Fiesta R5, acompanhado por Miguel Castro, Cabeças conquistou a vitória por apenas 6,5 segundos sobre Jorge Perez Alonso, em Porsche 991 GT3 Cup, sendo agora o primeiro líder do Campeonato Centro de Ralis, que arrancou no último fim de semana.

    Durante praticamente todo o rali, a luta pela vitória foi uma autêntica montanha-russa, com três pilotos a discutirem o primeiro lugar: André Cabeças, Jorge Perez Alonso e Miguel Caires. Mas apesar de Cabeças ter assumido a liderança na segunda classificativa, a decisão ficou em aberto até à última especial, onde o piloto do Ford conseguiu segurar a vantagem e celebrar o triunfo.

    Cabeças supera dificuldades e festeja

    Num rali marcado por algumas interrupções, a estratégia e a regularidade foram determinantes para Cabeças. Apesar de ter vencido apenas uma das seis classificativas disputadas, manteve um ritmo forte e conseguiu gerir a vantagem nos momentos decisivos. “Foi uma vitória muito exigente, pois o nosso Fiesta tinha menos velocidade de ponta que o Porsche do Alonso. Com pneus usados, levámos o carro ao limite e conseguimos segurar o primeiro lugar nos últimos troços“, afirmou o vencedor, visivelmente satisfeito à chegada a Vagos.

    Já para Perez Alonso, que apostava tudo na reedição da vitória de 2023, e acabou até por ser o mais veloz em cinco das seis classificativas, o final não foi tão feliz. Os quase 16 segundos perdidos na espetacular Super Especial Vagueira, na noite de sábado, revelaram-se decisivos para as suas aspirações ao triunfo e obrigaram o espanhol a contentar-se com o segundo posto, falhando, por pouco, o objetivo de dedicar a vitória ao falecido irmão, com que tinha triunfado na última edição da prova.

    Miguel Caires, ao volante do Skoda Fabia RS Rally2, começou com o “pé direito”, vencendo a Super Especial de abertura. No entanto, problemas de intercomunicadores, com a embraiagem e o facto de um troço ter sido anulado, comprometeram um melhor resultado. Sem hipóteses de lutar pelo topo, o piloto madeirense focou-se em testar soluções para o Campeonato de Ralis da Madeira.

    Destaques do top-6 e das duas rodas motrizes

    O top-6 da classificação geral ficou completo com as prestações de António Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16), Daniel Ferreira (Mitsubishi Lancer Evo IX) e Nuno Mateus (Mitsubishi Lancer Evo 6), que garantiram pontos valiosos para o Campeonato Centro de Ralis.

    No Campeonato Centro de Ralis 2 RM (2 Rodas Motrizes), a vitória sorriu a Hélder Cordeiro e Bruno Pereira, em BMW M3 E46. A dupla beneficiou do abandono do Honda Civic Type R de José Gomes que liderou até à quinta especial, mas que terminou fora de estrada.

    Com o apoio do Município de Vagos e a promoção da X Racing, a prova voltou a demonstrar a vitalidade e a paixão pelos ralis na região. Os troços desafiantes, a competição acesa e a enorme afluência de público confirmaram o sucesso do evento, que deverá regressar já no próximo ano.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    AGENDA DO DISTRITO

    PUBLICIDADEspot_img