Antes das 21h00, estavam colocadas 65 cadeiras no Auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja. À medida que as pessoas iam chegando, rapidamente se percebeu que a capacidade da sala teria de ser reforçada, levando a organização do evento a colocar mais 20 cadeiras que, ainda assim, foram insuficientes para tantas pessoas motivadas em participar na iniciativa da candidatura liderada por Isabel Simões Pinto.
“Estou sensibilizada com a presença de tantos estarrejenses nesta primeira sessão. Considero que é mesmo muito importante o envolvimento dos cidadãos nesta iniciativa, pois foi pensada para abordar os temas fulcrais da nossa vida coletiva e possibilitar que a construção do nosso futuro conte com o contributo de todos”, afirmou, no final do evento, Isabel Simões Pinto.
Tendo como convidados Paula Teles, engenheira civil, especialista em mobilidade e desenho urbano, Humberto Varum, professor catedrático e investigador em engenharia civil, e Álvaro Santos, engenheiro civil, especialista em habitação e espaço público, e com a moderação do arquiteto Ricardo Matos, a primeira sessão do Fórum “Pensar Estarreja 2035” foi dedicada aos temas da habitação, da mobilidade, da inclusão e da sustentabilidade, aspetos estruturantes para a promoção da qualidade de vida no nosso território.
Se os contributos dos convidados foram relevantes, as várias intervenções da plateia vieram acrescentar valor ao debate com propostas e reflexões quanto aos desafios que se colocam para o desenvolvimento de Estarreja. “Levo o meu caderno com vários apontamentos”, confirmou Isabel Simões Pinto, destacando o facto de haver “uma sintonia inequívoca com os anseios e as ambições dos estarrejenses”.
A próxima sessão do Fórum “Pensar Estarreja 2035” está agendada para o próximo dia 14 de maio, 21h00, na Biblioteca Municipal de Estarreja, tendo como tema “VISITAR Estarreja – descobrir, sentir, explorar”. Convidados estão Jacinta Oliveira, especialista em Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro, Rui Costa, especialista em Turismo da Universidade de Aveiro, e Magalhães Crespo, especialista em desenvolvimento agrícola no Vouga e Região de Aveiro. A moderação estará a cargo de Carlos Martins, especialista em Economia Criativa e Turismo Cultural, e a entrada é livre e gratuita.
A segunda sessão está agendada para a próxima quarta-feira, dia 14 de maio, pelas 21h00, também no Auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja