Uma comitiva japonesa contactou com o Turismo Industrial de S. João da Madeira, nesta segunda-feira, 19 de maio, durante uma visita organizada pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN), em colaboração com a equipa do Turismo de Portugal no Japão e a companhia aérea LOT.
Esta ação enquadra-se numa estratégia de promoção do destino Norte de Portugal junto do mercado japonês, particularmente relevante após o reforço das ligações aéreas entre os dois países. O objetivo passa por dar a conhecer experiências diferenciadoras que valorizem o saber-fazer local e os processos artesanais autênticos, características muito apreciadas pelo público japonês.
Com uma duração aproximada de duas horas, o programa da visita a S. João da Madeira incluiu uma passagem pela icónica fábrica Viarco – Fábrica Portuguesa de Lápis, símbolo do engenho e da produção artesanal portuguesa – e uma breve apresentação do programa de Turismo Industrial, na Torre da Oliva, atual centro de acolhimento e interpretação do Turismo Industrial.
A receção à comitiva contou ainda com um momento de degustação de iguarias locais integradas no projeto “Indústria à Mesa”, com a presença dos operadores “A Tal da Pizza”, “Tudo aos Molhos” e “Massapão”, numa experiência de sabores que alia tradição, criatividade e identidade territorial.
Após a visita a S. João da Madeira, a comitiva seguiu para Guimarães, prosseguindo um itinerário de descoberta dos principais atrativos turísticos da região Norte, numa ação que visa o reforço da atratividade e notoriedade do destino Portugal junto de operadores turísticos e agentes de viagem do mercado japonês.