Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP deram entrada na Assembleia da República de projeto de resolução que recomenda ao governo a criação de um nó de acesso à autoestrada A1 entre os concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro. A proposta aponta no sentido de a infraestrutura vir a ser incluída na renegociação da concessão da A1.
“Trata-se de um investimento estratégico e fundamental para o desenvolvimento económico e social de uma região, não só do ponto de vista da mobilidade e da melhoria da qualidade de vida das populações, mas também do ponto de vista da competitividade empresarial” – pode ler-se no texto que suporta o projeto de resolução.
Para os dois grupos parlamentares, “a realidade atual comporta, em si, significativos constrangimentos, o maior dos quais as dezenas de quilómetros a percorrer até aos nós de acesso à A1 mais próximos, localizados em Aveiro Sul e na Mealhada, que distam entre si 23,6 quilómetros – uma das maiores distâncias entre os nós da A1”.
A reivindicação é antiga, tendo os municípios de Anadia e Oliveira do Bairro vindo a pugnar pela criação de um novo nó de acesso à autoestrada A1, reivindicação consensualmente dada como legítima das populações dos dois concelhos, de resto já reconhecida por diferentes governos mas até hoje não concretizada.
No texto da iniciativa parlamentar, os deputados destacam que, a nível empresarial, a criação de um novo nó de acesso torna-se essencial para a expansão dos tecidos empresariais, através da atração de novos investimentos, com impacto positivo na criação de emprego e no aumento do rendimento das famílias, além de contribuir para o aumento da competitividade regional e para a promoção do desenvolvimento em toda a região. São destacados outros dois aspetos para justificar a obra – ao nível da sustentabilidade e da mobilidade, com melhoria para qualidade de vida das pessoas.
“A existência de um estudo prévio, elaborado pelos dois municípios, de uma possível localização do novo nó entre a Zona Industrial de Amoreira da Gândara e a Serena “reforça a vontade e a premência da realização deste investimento para toda a região da Bairrada”, conforme é referido no projeto de resolução, pelo que a AD – Coligação PSD/CDS-PP assumiu esse compromisso para com os Anadienses e Oliveirenses, “por entender tratar-se de uma obra de interesse público, que contribuirá para o fortalecimento das economias local e regional e para a melhoria das condições de vida das populações e por entender ser da mais elementar justiça cumprir com esta reivindicação antiga” das populações de Anadia e Oliveira do Bairro.
Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP recomendam ao governo que, na renegociação da concessão da Autoestrada A1, fique consignada a obrigação da concessionária de criar um nó de acesso à A1 entre Anadia e Oliveira do Bairro.