Mais
    VISITE O NOSSO PORTAL DEDICADO ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICASspot_img

    Fernando Gonçalves Lavrador e Vasco da Gama abrem o 29º Festival de Cinema de Avanca 2025

    Na noite de quarta-feira, dia 23 de julho, como habitualmente, a cerimónia de abertura da edição número 29 do AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia marca-se com a entrega dos prémios do ano passado e com momentos especialmente significativos da criação cinematográfica portuguesa.

    Acompanhando os atos comemorativos do ano, o Festival de Cinema AVANCA junta-se à comemoração dos 500 anos de Vasco da Gama e aos 80 anos da criação do primeiro cineclube em Portugal.

    Fernando Gonçalves Lavrador foi em 1945 o primeiro vice-presidente e secretário do Clube Português de Cinematografia, que, sendo o primeiro cineclube do nosso país, viria a ser mais tarde o Cineclube do Porto. Tendo passado a maior parte da sua vida em Aveiro, ali viria a fundar também um cineclube e, mais tarde, foi um apoio e uma inspiração para o Cine Clube de Avanca.

    Com uma obra ímpar no estudo da semiótica e da filmologia, o seu espólio é a base de criação de um espetáculo autoral de videomapping nas paredes exteriores do Auditório Paroquial de Avanca.

    Com autoria de Alexandre Martins e Ana Gabina  esta obra é completada por uma instalação vídeo na Escola Egas Moniz.

    “Vasco da Gama – o Mar Infinito” é o título do novo filme de Cláudio Jordão. Integrado nas comemorações em curso dos 500 anos. Esta obra, apadrinhada pelo Município de Sines, traça o percurso histórico do descobridor numa recriação criativa em animação tridimensional inspirada na azulejaria portuguesa. Jordão, um dos mais premiados autores da animação portuguesa, volta a desafiar recursos narrativos e estéticos num filme invulgar sobre uma personalidade singular da história de Portugal.

    Ao longo de cinco dias, 75 filmes inéditos em Portugal vão estar em competição pelos prémios do festival.

    Destes filmes, 38 vão ser exibidos em estreia mundial, em boa parte com a presença dos autores que apresentarão os seus filmes.

    Em competição vão estar longas e curtas metragens, filmes de ficção, documentários, animações, experimentais e produzidos com IA, filmes VR de 360º, entre outros.

    As sessões de cinema acontecem no Auditório Paroquial de Avanca, todos os dias a partir das 10 horas e até à meia-noite. Todos os filmes exibidos são legendados em português e ou inglês.

    O Festival AVANCA iniciou-se já no dia 18, com sessões diárias não competitivas, que permitiram rever os premiados do ano passado, os filmes que participam no projeto de formação e motivação “avancaGIGANTES”, uma longa-metragem italiana produzida por um festival parceiro, os filmes de “AVEIRO Capital Portuguesa da Cultura 2024” e a retrospectiva do realizador sérvio Goran Radovanovic.

    O 29º AVANCA 2025 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Avanca, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais, nacionais e estrangeiras.

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    PUBLI-REPORTAGENS

    CONTEÚDO PREMIUM

    PUBLICIDADEspot_img
    Subscrição anual

    [variable_1] de [variable_2] subscreveu o Aveiro TV.  Clique para subscrever também!