Um compromisso sério, com Santa Joana e Aveiro.
O auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana engalanou-se para receber a apresentação de Óscar Ratola Branco como candidato da Aliança Mais Aveiro à Junta de Freguesia. Um evento único, de aproximação e convergência de ideias, de ideais e de compromissos, no qual estiveram presentes Víctor Marques, atual líder, e Norberto Correia, mandatário da candidatura e o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Santa Joana.
Compromissos assumidos, para cumprir!
Por Mais Santa Joana e Mais Aveiro, Óscar Ratola Branco e Luís Souto Miranda elencaram vários compromissos, para cumprir, de palavra dada.
Luís Souto Miranda
É visível por toda a freguesia os muitos milhões de euros que estão a ser aplicados numa profunda requalificação da rede viária em Santa Joana. Este é caminho é para continuar. Tem havido obra que realmente interessa e connosco, Aveiro e Santa Joana é mesmo para avançar!
- Existem várias obras de continuidade, como desnivelamento da Rotunda do “Rato”, que avançará para melhorar claramente a fluidez do trânsito;
- Apostamos numa freguesia com mais qualidade de vida, com vias cicláveis de fácil integração ao centro da cidade;
- Vamos empenhar-nos na resolução do campo da FIDEC, em diálogo com todas as partes envolvidas;
- Prioridade máxima ao eixo Aveiro-Águeda. Tem de avançar rapidamente, não só por causa das exigências do PRR, mas porque é um anseio regional com impacto nacional. Esta via vai aliviar o trânsito na freguesia e ser um motor de desenvolvimento para os dois municípios e para Santa Joana, em particular.
- O mesmo eixo vai também criar as condições para a construção do maior parque urbano do município, com 22 hectares;
- No contexto da habitação, é fundamental a ligação governo, autarquia e juntas de freguesia. E neste sentido, temos muito a conversar com o Governo e daremos toda a atenção aos bairros do Caião e do Griné, instando junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana a necessária qualificação.
Óscar Ratola Branco
Hoje além de candidato, falo-vos como um de vós. Como alguém que aqui cresceu, que aqui aprendeu os valores de viver em comunidade, que de amizade e de entreajuda. Santa Joana não é só a minha freguesia. Santa Joana é a minha história. Não vos prometo milagres. Prometo trabalho, sério e honesto, com o coração sempre virado para as pessoas
- Requalificação das bermas, passeios e rotundas: Há muito a fazer para que a nossa mobilidade seja segura e digna. Queremos que andar a pé em Santa Joana seja um prazer. As nossas rotundas queremos vê-las transformadas em algo bonito, funcional e que sejam um cartão de visita;
- Requalificação das vias de acesso: Santa Joana é a porta de entrada e saída da cidade e sabemos que as nossas estradas não correspondem á importância que temos. Vamos continuar a reabilitação das nossas vias, melhorar o piso, a iluminação e a segurança. Chega de pontos negros e de ligações difíceis;
- Mais espaço para crianças e seniores: O Parque Urbano de Santa Joana, que irá nascer junto ao eixo Aveiro – Águeda tem de ser uma realidade, criando mais parques infantis seguro e atrativos e espaços de convívio ao ar livre para crianças e seniores;
- Conclusão da Escola Básica do Solposto – A nossa escola tem de ser uma realidade. Vamos acompanhar cada passos das obras e exigir que nos entreguem uma escola segura e confortável, à altura das nossas crianças e professores;
- Requalificação da Toponímia – Cada rua, cada lugar de Santa Joana tem uma história, e nós vamos honrá-la, realizando com a autarquia, um trabalho de atualização das nossas placas, dando-lhes vida e significado.
- Novo cemitério – Iremos avaliar os estudos para o cemitério e com coragem política perceber o impacto que terá para a nossa freguesia e a nossa população.
Com rigor, contas certas e o adiar de obras
Luís Souto Miranda:
“A profunda reabilitação da Escola Básica do Solposto teve um atraso considerável, com percalços iniciais, bem conhecido com o empreiteiro inicial. Mas isto pode ser considerado um sinal de aviso. Mesmo quanto tudo está pronto, surgem contrariedades, as dificuldades, os aumentos de custo, a escassez de mão de obras, as falências. Vale a pena colocar em causa projetos, sejam na área desportiva, na educação, no urbanismo, e assim correr riscos de adiamento por algumas épocas? Só por querermos deixar o nosso nome associado a uma nova opção?”.
O elogio a Óscar Ratola Branco
Luís Souto Miranda:
O Óscar foi o primeiro nome a ser fechado, porque a sua escolha foi óbvia. Tem um conhecimento profundo da freguesia, tem capacidade de mobilizar e organizar. Basta vermos a dimensão da Festa de São Braz, que devido a ele e à sua equipa, já é uma referência na região. Mas o nosso candidato tem outra característica fundamental: a sua capacidade de diálogo e de construir pontes, encontrando as melhores soluções para um bem comum”.
Lista de todos os membros da Aliança Mais Aveiro à Freguesia de Santa Joana
Adriana Vidal Vieira; Ana Catarina Rodrigues; António Freitas; Armando Peres; Bruno Costa; Cláudia Sofia Silva; Cláudia Trindade; Daniel Rodrigues; Daniela Magalhães; Daniela Santos; Diogo Albuquerque Nascimento; Duarte Trindade; Gisela Portugal; Gonçalo Caetano Alves; Joaquim Marques; José Luís Marcelino; José Oliveira Antunes; José Maurício; Laura Fernandes; Luís Tavares; Maria Inês Leite; Marta Lopes; Nuno Genrinho; Paula Correia; Pedro Caraprina Quintas; Ricardo Sabino.