Durante a época do Verão que é mais propicia aos incêndios, os bombeiros, algumas vezes, esquecidos ou até ignorados, passam rapidamente a ser os nossos heróis, pois o seu papel é imprescindível para a proteção de vidas, do meio ambiente e do património. É importante realçar que a sua atuação vai muito além do combate direto ao fogo, também desempenham um papel importante na prevenção, no resgate e proteção de pessoas, animais e bens.
Os bombeiros são confrontados com incêndios em diferentes cenários, como florestas, áreas urbanas, indústrias e residências, muitas vezes em condições muito difíceis como temos visto estes dias. Embora tenham formação, utilizem técnicas especializadas e equipamentos adequados, arriscam as suas vidas diariamente para controlar as chamas e impedir que o fogo se alastre, salvando vidas humanas e animais que se encontrem em perigo, além de preservarem casas e bens materiais.
As imagens que nos vão chegando do seu combate sem tréguas, em muitos casos até à exaustão, são elucidativas do seu empenho, da sua coragem e da sua determinação em cumprir com sucesso as tarefas que lhes são confiadas. Ser bombeiro não é para qualquer um, é apenas para os bravos Homens e Mulheres que largam tudo a qualquer hora em que possam ser chamados para socorrer os outros.
Dito isto, podemos e devemos continuar a debater as causas de tantos incêndios e há matéria para investigar, devendo iniciar-se por quem mais lucra com este triste cenário a que temos assistido, podemos e devemos alterar o quadro penal, punindo de forma exemplar os criminosos que colocam as vidas, bens materiais e a floresta em risco, mas nunca devemos deixar de realçar o papel importantíssimo dos nossos bombeiros.
Mas os bombeiros não necessitam do nosso reconhecimento apenas no Verão, nem desempenham o seu trabalho com as palavras simpáticas que ouvem nestes dias. As corporações necessitam de mais apoio para poderem obter mais meios de socorro e dará melhor formação possível aos seus corpos de bombeiros, assim como atrair o ingresso de mais jovens. Neste momento, há corporações que já se deparam com falta de pessoas nos seus quadros, urge tornar a carreira mais atrativa.
Se temos consciência da importância dos bombeiros nas nossas vidas, se temos consciência do risco que correm por nós, se temos consciência que ser bombeiro não é para qualquer um, então de que estão à espera para valorizar justamente a carreira e proporcionar-lhes os benefícios que tanto merecem?
Eu sinto vergonha alheia quando os vejo deitados no chão a descansar depois de trabalharem até à exaustão, senhores governantes, deixem as palavras bonitas de circunstância e passem à ação, reconhecendo valor a quem realmente o tem, fazendo justiça a todos bravos que, em muitos momentos das nossas vidas, se tornam os nossos melhores amigos.