Um compromisso sério, com Eixo, Eirol e Aveiro.
Foi um final de tarde de união e compromisso que se viveu na Escola Básica de Eixo no último domingo, dia 10. Uma sala completamente cheia, com as pessoas de Eixo, Eirol, Azurva, Carcavelos e Horta, unidas por um bem maior e comum, as candidaturas de Sara Rocha à Junta de Freguesia, e de Luís Souto Miranda à Câmara Municipal de Aveiro, pela Aliança Mais Aveiro.
Compromissos assumidos, para cumprir!
Por Mais Eirol e Eixo e Mais Aveiro, Sara Rocha e Luís Souto Miranda elencaram vários compromissos, para cumprir, de palavra dada.
Luís Souto Miranda
Estamos numa freguesia, de Eixo e Eirol, orgulhosa da sua história. E nós queremos preservar tudo, as marcas do passado, da nossa identidade e do nosso património. E temos uma proposta, a de criar uma centralidade em Eixo, apostando na requalificação do centro histórico, com a criação de um polo museológico, e outras valências para a junta de freguesia. Mas não ficamos por aqui. São estes os nossos compromissos:
- Um novo parque da vila de Eixo, com espaços de lazer, zonas verdes e de convívio social;
- Continuar a reformulação do recinto da Feira de Eixo;
- Em Azurva faremos um espaço que será Centro Cultural e trará as condições dignas às associação culturais;
- Em Azurva vamos avançar com o novo arruamento de ligação da Rua Professor Celso Santo à Fernando Pessoa;
- Em Eirol para além de manter o compromisso de apoio já concedido para as obras do Centro Social Santa Cecília, vamos construir o novo acesso ao centro com a ligação a partir da Rua da Residência;
- Vamos requalificar o parque de merendas de Eirol;
- Não podemos passar ao lado do Aterro. Estaremos na primeira linha de defesa dos interesses da população de Eirol e do município. Enquanto não o fecharem – e é mesmo para encerrar – é necessário avançar com medidas de mitigação dos impactos, nomeadamente com a construção da via paralela à A1;
- Na Horta vamos criar um estacionamento para o apeadeiro e uma nova ligação viária da Capela a esse estacionamento;
- O Eixo Aveiro – Águeda é fundamental para Eixo e Eirol. Estaremos atentos para que não haja retrocessos;
- Iremos prosseguir com o desenvolvimento e expansão da área de localização empresarial Aveiro Centro – Zona Industrial de Eixo/Oliveirinha;
Sara Rocha
Hoje estamos aqui para continuar esta caminhada por mais um mandato. Com uma equipa forte, diversa e determinada. Ao longo destes quatro anos não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos. Mas conseguimos muito do que era preciso. Conseguimos finalmente a tão desejada Ponte da Balsa. Conseguimos tapar os rombos do rio. Conseguimos os multibancos para Eirol e Azurva. Conseguimos renovar os parques infantis em Azurva, Eixo e Horta; Conseguimos renovar vários tanques e fontanários em Carcavelos, Eirol, Horta, Eixo e Azurva, que são verdadeiros marcos da nossa história. Conseguimos provar que Azurva é merecedora de cultura.
Prometemos para 2025/2029:
- Continuar a levar a cultura a toda a freguesia;
- Continuar a investir no Parque das Pedreiras, em Carcavelos;
- Criar a Rota do Património, que irá unir toda a freguesia e culminar no polo museológico;
- Manter os nossos passeios seniores e criar o Verão Sénior, para os levar à praia;
- Teleassistência para os idosos, de forma a garantir a segurança e o bem-estar dos que vivem sozinhos;
- Criar o Espaço Cidadão na Junta de Freguesia;
- Criar um polo de atendimento em Eirol e Azurva;
- Criar um parque canino em Azurva;
- Criar um parque infantil na zona do Rego/Vila Verde, em Eixo;
- Requalificar o Parque Desportivo Cónegos Póvoa dos Reis, em Eirol.
Sem o pesadelo das dívidas e a diminuição de impostos
Luís Souto Miranda:
“Connosco, a autarquia não voltará aos tempos de pesadelo das dívidas sem controlo e das faturas que ficam por pagar. Só com rigor os aveirenses não voltarão a ver os seus impostos e taxas agravadas. Pelo contrário. Vamos aliviar os impostos pagos em Aveiro, seja aos contribuintes individuais, seja para as empresas, sem colocar em causa a boa gestão do município. Vamos fazê-lo na pequena parte que a Câmara dispõe, porque queremos dar um sinal claro, de respeito pelo dinheiro do contribuinte, e de que não queremos afastar os investidores, queremos que invistam em Aveiro”.
O Elogio a Sara Rocha
Luís Souto Miranda:
“A Sara Rocha, há quatro anos, foi a novidade. Foi a esperança num novo tempo para Eixo e Eirol. Hoje, cumprido o seu primeiro mandato, já não é a novidade. É a certeza. A confirmação que temos aqui uma autarca rigorosa, competente, presente, dinâmica, incansável, que procura que o dia a dia da sua população, seja cada vez melhor. Não foi fácil convencê-la para recandidatar-se, mas estamos gratos que tenha aceitado este desafio, para mais um ciclo de entrega à causa pública”.