Arranca em agosto a nova campanha nacional da Animalife, intitulada “O Meu Lugar É Contigo”, com o objetivo de sensibilizar para o abandono de animais de companhia durante o verão, uma altura crítica em que milhares são deixados para trás devido a férias, mudanças ou falta de apoio. A campanha, que estará visível em múpis, outdoors e redes sociais até 31 de agosto, pretende recordar que o lugar de um animal é com a sua família, e não numa associação ou num centro de recolha. O abandono não é inevitável, pode e deve ser evitado com planeamento, responsabilidade e solidariedade.
Em 2024, os Centros de Recolha Oficiais acolheram 42.718 animais abandonados. Este número, por si só alarmante, não inclui os milhares de animais acolhidos por associações zoófilas de todo o país, nem os que permanecem a viver nas ruas, por falta de capacidade de resposta.
A campanha foi estrategicamente alinhada com quatro efemérides especialmente relevantes para a causa animal:
- 8 de agosto – Dia Internacional do Gato
- 10 de agosto – Dia do Protetor dos Animais
- 16 de agosto – Dia Internacional do Animal Abandonado
- 26 de agosto – Dia Mundial do Cão
Através da campanha “O Meu Lugar É Contigo”, a Animalife apela à população para que:
- Inclua os animais nos planos de férias, seja escolhendo planos onde possam ser incluídos ou alojamentos que aceitem animais;
- Recorra a soluções seguras (familiares, petsitters, famílias de acolhimento, etc.);
- E apoie os milhares de tutores em situação de vulnerabilidade.
O público é convidado a contribuir em www.donativos.animalife.pt — ajudando a garantir alimentação, cuidados veterinários e apoio às famílias e associações que cuidam dos animais que correm o risco de ser abandonados.
A iniciativa conta com o apoio das entidades de publicidade exterior e comunicação que se associaram, permitindo que a mensagem chegue às ruas de todo o país: APS, Brand Digital, BW Media, Clearspot, JCDecaux, Suit PR, entre outras.
“O meu lugar é contigo.
Não é numa associação.
Não é num centro de recolha.
É contigo.”
Esta é a mensagem central da campanha, acompanhada de imagens que evocam o vínculo emocional entre pessoas e animais, com uma chamada à ação urgente e positiva.
Sobre a Animalife
Fundada em 2011 com o propósito fundamental de combater o abandono animal em Portugal, a Animalife é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que se posiciona na vanguarda do apoio social e animal.
A sua missão estende-se para além do apoio aos animais errantes, abraçando igualmente a causa da vulnerabilidade económica e social das famílias e indivíduos, reconhecendo a intrínseca interdependência entre o bem-estar dos animais e o das pessoas que deles cuidam.
Um dos pilares da sua intervenção é o Banco Solidário Animal (BSA), a maior iniciativa nacional de recolha de alimentos e bens de primeira necessidade para animais.
Distinguida em 2015 pelo IES (Instituto de Empreendedorismo Social) como uma “Iniciativa de Elevado Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social”, a Animalife gere Centros de Atendimento (CAA) em vários concelhos e procede à distribuição de bens por todo o país, mantendo uma rede vital de coordenadores distritais e voluntários.