A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda de Oliveira de Azeméis foi formalizada na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto.
Sara F. Costa (ao centro na foto), candidata à edilidade oliveirense, explicou que “esta candidatura nasce da urgência de olhar de frente para o estado do nosso concelho: a privatização da água que se arrasta há mais de duas décadas com tarifas entre as mais caras do país; o acesso ao saneamento ainda incompleto em várias freguesias, mesmo nos núcleos mais habitados; a escalada do preço da habitação, que torna impossível para muitas famílias e jovens permanecerem em Oliveira; a invisibilidade cultural, os espaços públicos ociosos e a centralização de tudo num centro urbano “.
A candidata bloquista realçou o programa municipal do Bloco, que pretende “construir uma cidade mais justa” e que para isso aposta “na remunicipalização progressiva da água, com transparência e planeamento sério; na criação de um parque público de habitação e um fundo de emergência para apoiar quem enfrenta despejos ou precariedade habitacional; no reforço dos transportes públicos; e numa política cultural descentralizada, com bolsas de criação local, programação regular em todas as freguesias e espaços públicos abertos”.
Sara F. Costa defendeu que não lidera uma “uma candidatura do costume, mas sim de convicções, com sentido de responsabilidade e com noção do tempo em que vivemos, com a crença de que é possível fazer oposição séria, construtiva e transformadora”.