Mais
    VISITE O NOSSO PORTAL DEDICADO ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICASspot_img

    Candidato do BE à Câmara propõe criação do Parque Natural da Ria de Aveiro

    O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Aveiro, João Moniz, defende a criação do Parque Natural da Ria de Aveiro, à semelhança do que já existe na Ria Formosa, como medida essencial para proteger o património natural e cultural da região e garantir um modelo de desenvolvimento sustentável.

    “A Ria de Aveiro é um dos maiores tesouros naturais do nosso país. É uma zona húmida de importância internacional, integrada na Rede Natura 2000 e com áreas classificadas pela Convenção de Ramsar. Abriga centenas de espécies de aves, anfíbios, peixes e mamíferos, e sustenta comunidades humanas que, desde sempre, viveram em estreita ligação com os seus ecossistemas. Mas este património encontra-se hoje sob forte ameaça: poluição industrial e agrícola, proliferação de espécies invasoras, pressão urbanística, alterações climáticas e falta crónica de meios para proteger o território. É também um espaço imaterial que dá unidade à identidade colectiva de toda uma região. É na relação com a Ria que os Aveirenses se definem culturalmente.”

    Segundo João Moniz, “esta nova classificação permitirá gerir de forma integrada e coerente as áreas já protegidas, como a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro, o Sítio de Conservação do Rio Vouga, a Pateira de Fermentelos ou a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, e alargar essa proteção a zonas ainda não classificadas. No lugar do atual espartilhamento administrativo, fragmentação burocrática e sobreposição de jurisdições, existirá uma estrutura única com escala e capacidade de gestão e implementação de políticas numa lógica de co-gestão entre administração central, autarquias da região, associações ambientais e outras entidades regionais.”

    O candidato acrescenta: “Avançar com o Parque Natural significa inverter a perda de biodiversidade e alinhar Portugal e a Região de Aveiro com a Estratégia Europeia de Biodiversidade 2030, que exige que 30% do território esteja protegido. Mas significa também dar uma resposta séria à crise climática, preservando zonas de sequestro de carbono e reforçando a resiliência da região face à subida do nível do mar.”

    Para a candidatura do Bloco de Esquerda, as vantagens são claras: a criação do Parque Natural permitirá uma melhor proteção dos ecossistemas, garantindo a sua conservação para as gerações futuras; promoverá uma valorização económica sustentável, assente no turismo de natureza, na investigação científica e numa agricultura de baixo impacto; possibilitará a criação de empregos qualificados ligados à gestão e recuperação dos ecossistemas; e reforçará a identidade cultural e comunitária, já que a Ria não é apenas natureza, mas também modo de vida, cultura popular e património imaterial.  

    O candidato recorda que “durante a legislatura de 2019-2022, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução com este objetivo. A proposta foi aprovada por todas as forças políticas, exceto pelo PSD que votou contra e pela IL que se absteu. No entanto, a CIRA, então presidida por Ribau Esteves, voltou a assumir-se como um obstáculo ao rejeitar a iniciativa. Ficou assim evidente quais são as suas prioridades: em vez de defender a conservação da natureza, opta por favorecer a desordem administrativa, a especulação imobiliária e a exploração predatória do território.”

    E conclui: “Em 2025 temos que ultrapassar este impasse.  A criação do Parque Natural da Ria de Aveiro é, em suma, uma aposta no futuro e um desígnio maior que poderá unir toda a região, as suas comunidades e autarquias.”

    [Link para a publicação original: https://www.facebook.com/photo?fbid=24761383803466722&set=a.1156177321080702]

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    PUBLI-REPORTAGENS

    CONTEÚDO PREMIUM

    PUBLICIDADEspot_img
    Subscrição anual

    [variable_1] de [variable_2] subscreveu o Aveiro TV.  Clique para subscrever também!