Mais
    ASSINE O AVEIRO TV E AJUDE A IMPRENSA REGIONALspot_img

    Município de Águeda avança com projeto de reabilitação do Rio Cértima

    A Câmara Municipal de Águeda está a realizar um conjunto de intervenções de reabilitação e valorização ecológica no rio Cértima. As ações, que incidem sobre a remoção e controlo de espécies invasoras aquáticas e recuperação de rombos e reabilitação de margens, iniciaram no final de setembro e prolongam-se até ao fim do corrente ano.

    Este projeto enquadra-se na estratégia municipal de promoção do desenvolvimento sustentável e de preservação do património natural, com o objetivo de melhorar o estado ecológico das linhas de água e controlar as espécies exóticas invasoras, como a Ludwigia sp., que afetam significativamente o equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos.

    As intervenções estão a decorrer ao longo de cerca de 5 quilómetros, entre a ponte do Parque Ribeirinho e a entrada da Pateira de Fermentelos (Espinhel), e incluem as seguintes ações:

    – Contenção e remoção de espécies aquáticas e lenhosas invasoras;

    – Corte seletivo e poda de formação de árvores e arbustos;

    – Corte fitossanitário de vegetação autóctone;

    – Plantação de espécies nativas;

    – Aplicação de técnicas de base natural para reabilitação dos habitats e estabilização de taludes;

    – Remoção de árvores, material vegetal e resíduos domésticos.

    O objetivo principal é promover a recuperação do corredor fluvial do rio Cértima, reforçando a sua função ecológica e protegendo a Pateira de Fermentelos, classificada como Zona Húmida de Importância Internacional (Convenção de Ramsar) e integrada na Rede Natura 2000.

    “Este projeto representa mais um passo firme na nossa estratégia de proteção ambiental e valorização do território. A preservação, tanto do Rio Cértima como da Pateira de Fermentelos, é essencial não só para a biodiversidade, mas também para o bem-estar das nossas comunidades e para a sustentabilidade futura da região”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

    Outros projetos em curso

    Refira-se que esta medida interliga-se com as ações previstas no âmbito do projeto LIFE Revive, com intervenções nos rios Águeda, Alfusqueiro, Vouga e Cértima, incidindo sobre as chamadas “pressões hidromorfológicas”, ou seja sobre as alterações nos rios causadas por barragens, dragagens ou outras obras. O projeto tem como objetivo criar soluções inovadoras e integradas para reduzir esses impactos e melhorar a saúde ecológica dessas áreas.

    As principais ações do LIFE REVIVE incluem: testar novas formas de restaurar a ligação entre diferentes trechos do rio; criar um método inovador para controlar plantas aquáticas invasoras; acelerar a recuperação dos habitats e reforçar populações de peixes indicadoras da qualidade ambiental; propor caudais mais naturais nas descargas de barragens; e formar profissionais e facilitar a replicação das soluções noutras regiões do país.

    No Rio Manel vai ser feita uma intervenção até à Casa dos Rios, na Aguieira (Valongo do Vouga), bem como desde a interseção do Rio Vouga com o Rio Marnel até à interseção com o Rio Caima.

    “É uma intervenção ambiciosa, de renaturalização da Boca, à imagem do que temos vindo a fazer no concelho”, declarou Jorge Almeida, salientando que a prioridade é “garantir a preservação ambiental, promover o equilíbrio ecológico e a valorização de toda esta área”.

    A Câmara de Águeda vai realizar, no âmbito desta estratégia e que é apoiada pelo Fundo Ambiental, a reabilitação do Rio Alfusqueiro, a infraestruturação do Parque Fluvial do Alfusqueiro e criação de uma Reserva Natural no Rio Alfusqueiro.

    Jorge Almeida frisa que esta e outras medidas que estão em curso no concelho – na ação municipal de reabilitação de rios e ribeiras com recurso a técnicas de base natural – a que se juntam o desassoreamento da Pateira de Fermentelos (que irá avançar ao abrigo de uma intervenção desenvolvida pela nova entidade regional Ria Viva) e as ações pedagógicas promovidas ao longo do ano pelo Município, reforçam “o nosso compromisso em implementar soluções que respeitam a natureza e asseguram a sua regeneração para as próximas gerações”.

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    PUBLI-REPORTAGENS

    CONTEÚDO PREMIUM

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

    31,585FãnsGostar
    21,589SeguidoresSeguir
    4,589SeguidoresSeguir
    4,789SeguidoresSeguir
    4,152InscritosInscrever
    PUBLICIDADEspot_img