A Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) organizou a 3ª. edição do Seminário de Literacia Financeira, que decorreu a 12 de novembro, no Auditório Joaquim José da Cunha, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA).
A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da AAAUA, Pedro Oli- veira, que salientou a “evolução deste seminário no envolvimento da comunidade alumni e de parceiros institucionais e empresariais” e enquadrou a importância do tema baseado no estudo realizado em 2023, promovido pelo International Network on Financial Education (INFE) que “avaliou os portugueses num indicador global de literacia financeira que agrega três vertentes: conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros” para concluir que entre os 39 países da OCDE avaliados, Portugal está em 7.º lugar no indicador de atitudes financeiras, em 11.º lugar no indicador de comportamentos financeiros e em 21.º lugar no indicador de conhecimentos financeiros, ou seja, há uma enorme pertinência no debate e análise destes te- mas”. Seguiu-se a intervenção do Diretor do ISCA-UA, Francisco Picado que sublinhou a importância de “se ter literacia para compreender a cada vez maior informação finan- ceira que hoje está à disposição dos cidadãos”.
No seu primeiro ato público, Pedro Almeida, Vereador da Câmara Municipal de Aveiro denotou o envolvimento do novo executivo camarário “para reformular a carta educativa de Aveiro e poder conceder maior atenção e importância à temática da litera- cia financeira e digital”.
A sessão de abertura foi encerrada pelo Vice-Reitor da UA, Artur Silva, que começou por referir “que o dinheiro está caro” para a seguir observar a evolução que se tem verificado neste tema, destacando, entre outros, “ações como o Dia Mundial da Poupança com aulas de Literacia Financeira em escolas de todo o país, no passado dia 31 de outubro”,
motivo pelo qual “valorizou a 3ª. edição deste seminário, integrada no trabalho que a AAAUA tem vindo a desenvolver”.
A primeira apresentação do Seminário contou com a Vice-Presidente do Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Inês Drumond, intitulada “Investir no conhecimento: o valor da literacia financeira” centrada na importância do tema e nas suas evidências, com desafios e oportunidades associadas ao investimento e à digitalização, terminando com exemplos de iniciativas promotoras de literacia financeira.
Seguiu-se a exposição de Cristina Peguinho, Diretor Adjunta do ISCA-UA, intitulada “Literacia Financeira: Universidade em Ação” onde fez uma resenha da oferta do Instituto nestas matérias e de novas iniciativas desenvolvidas, com destaque para sessões dinamizadas pelos próprios estudantes do ISCA, no projeto “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro” realizado a 31/10, em 7 agrupamentos de escolas.
A finalizar a manhã teve-se a explanação do Instituto TM protagonizada por Angelo Lusuardi, Diretor de Desenvolvimento de Negócio do Instituto TM (Institute of Talent Management) para Espanha e Portugal que se intitulou “Microcredenciais, Tecnologia e Talento: A nova alfabetização para a empregabilidade digital”.
No período da tarde os trabalhos foram iniciados pro José Lopes, técnico certificado SAGE, que apresentou a solução “SAGE 50” e as suas potencialidades na implementação e otimização deste software de contabilidade. Igualmente, explicitou como esta solução tecnológica pode contribuir para o incremento de literacia financeira e digital junto de empresas, contabilistas, TOC´s e da própria comunidade.
A apresentação da REORGANIZA teve como título “Gestão Patrimonial – Será a Independência Financeira uma Utopia?” e contou com as intervenções de Tiago da Mata Almeida – Formação & Mentoria / Investimento – de Frederico Bruschy – Crédito – e João Morais Barbosa – Seguros / Investimento. Nesta apresentação, a Reorganiza explorou o conceito de Gestão Patrimonial de forma prática e acessível, mostrando como
planeamento financeiro, literacia de crédito, seguros e investimentos se combinam para aproximar cada pessoa da independência financeira. O foco esteve na educação e formação, capacitando os participantes a tomar decisões conscientes sobre dinheiro, riscos e oportunidades financeiras, oferecendo insights reais, baseados na experiência da Reorganiza, sobre como gerir finanças pessoais de forma estratégica e responsável.
O Seminário terminou com a apresentação de André Freitas, Fundador da comunidade Cash Hunters, atualmente com +1300 membros ativos, que apresentou este projeto de literacia financeira dedicado em específico a cashback, renda extra e liberdade financeira, com vários exemplos de aplicação prática em cartões de crédito/débito, sites e aplicações.de cashback.






