Mais
    Sexta-feira, Maio 23, 2025
    20 C
    Aveiro
    PUBLICIDADEspot_img
    InícioA escolha da RedacãoDo Pão - Um Festival de cinema único onde o pão é...

    Do Pão – Um Festival de cinema único onde o pão é protagonista em Albergaria-a-Velha

    Albergaria-a-Velha vai receber no final deste mês o único festival de cinema do mundo dedicado exclusivamente aos documentários sobre o pão.

    A decorrer entre quarta-feira 28 de maio e domingo 1 de junho, o festival acontece no Cineteatro Alba, na Biblioteca Municipal e no espaço onde irá decorrer o Festival do Pão de Portugal.
    Tendo nascido em estreita ligação a este evento festivo que anualmente trás a Albergaria-a-Velha milhares de visitantes, o Festival de Cinema acompanha o Festival do Pão de Portugal, abrindo uma dimensão internacional muito significativa e crescente.

    Este ano o festival recebeu 2785 filmes de 131 países, tendo o júri de seleção escolhido 23 filmes que se candidatam aos prémios de curta e longa-metragem.
    O Município de Albergaria-a-Velha atribui, como habitualmente, um prémio de 2.000 euros para o melhor documentário de longa-metragem e 1.000 euros para a melhor curta metragem.

    Portugal com 74 filmes inscritos, foi um dos que mais filmes apresentou a concurso. Os países que mais filmes inscreveram foram o Irão com 256 filmes, o Brasil com 222, a Índia com 218, Espanha com 142, a Turquia com 121, a China com 103, Itália com 100, França com 99, Estados Unidos com 86, Argentina também com 86 e o Egito com 83 filmes.
    Números que espelham bem a dimensão da atual produção mundial de cinema.

    Durante o festival haverá espaço para a realização de workshops e para a apresentação de livros.

    O primeiro dia do Festival Do Pão é marcado pelo workshop da coreografa Vera Mantero  “amassar coisas, imaginar o futuro” e pela apresentação do livro “Linhas de Tensão. Arte, dança e ecologia” de Daniel Tércio.
    A inscrição nos workshops está já disponível no site do festival em:
    [email protected]

    Procurando uma complementaridade onde filmes, oficinas e livros possam estimular debates mais robustos, tenciona-se assim um encontro mais estimulante entre artes, ideias e públicos.

    O Festival Do Pão, que acontece desde 2016, é uma organização do Cine Clube de Avanca e do Município de Albergaria-a-Velha e conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura.

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    PUBLI-REPORTAGENS

    CONTEÚDO TELEVISIVO

    PUBLICIDADEspot_img
    Subscrição anual

    [variable_1] de [variable_2] subscreveu o Aveiro TV.  Clique para subscrever também!