O país vive nestes dias, um luto pela morte de dois jovens, dois atletas, um deles de prestígio internacional.
E os portugueses choram, associo-me a esse luto, e acima de tudo solidarizo me com aqueles pais, que vivem momentos que eu não consigo imaginar, porque, também eu sou pai e, conheço o amor dum pai aos seus filhos.
Essa tragédia, faz me pensar…no que é, realmente a gratidão de um povo aos que , de variadíssimas formas, contribuíram para a grandeza desse povo, fazendo a sua história, promovendo a sua identidade, porque, afinal a identidade dum povo, é feita por todos, mas, incentivada e aumentada pelos feitos dos homens e mulheres que foram grandes, e deram muito da sua vida ao povo da sua Terra.
A minha cidade, teve ao longo dos anos muitas figuras, que afinal…fizeram aquilo que hoje somos, mas, que tão esquecidas foram, e hoje ignoradas são!

FAZ ALGUNS ANOS…NÃO MUITOS,
Propus que num dos grandes Jardins de Ovar, onde aliás, está o Monumento aos Combatentes e Mortos do Ultramar, se fizesse o “Jardim da Saudade Vareira”.
Logo, alguns inúteis por aí diziam, que eu lá queria fazer um cemitério!!!
Nada disso, o que queria era perpetuar no Jardim do Garrett, pequenas placas colocadas na relva, até bustos…que ficassem para sempre, e que constituíssem uma ala de memória e de saudade, e até uma exposição permanente da nossa identidade.
E Ovar, teve tanta gente, do Desporto à Música, da Política à Filantropia, do Associativismo à Cultura!
E hoje…quem se lembra deles?
Sabem lá as novas gerações, quem eles foram e o que fizeram, aos mais diversos níveis, para termos a Terra que hoje temos.
Esquecer quem muito fez, não é honrar o passado, não é promover a cultura duma Cidade, e, até…é um mau exemplo para o futuro!
OS AUTARCAS DE HOJE,
Preocupam se mais em se promover a si próprios, e muito pouco em honrar os autarcas do passado, que lhes legaram o Município de hoje.
Julgo até, que têm algum receio de perpetuar os grandes, porque sabem que os grandes foram muito melhores que eles próprios!
O ESQUECIMENTO É TÃO GRANDE,
Que nem nos Paços do Conselho, existe uma simples galeria dos que foram Presidentes de Camara, antes deles…
Acho isto lamentável, e bem demonstrativo das peneiras e do ego dos autarcas recentes.
Não me conformo com os Autarcas de hoje, profissionais da política, mas longe do povo, e da coisa mais valiosa que um povo pode ter … MEMÓRIA, GRATIDÃO, IDENTIDADE!
O DIOGO E O ANDRÉ,
Morreram!
Já nada é possível fazer para os manter na vida…
Mas que as gentes de Gondomar, saibam honrar as suas memórias, e que nunca permitam que sejam esquecidos, porque eles fazem parte e, farão parte integrante da Identidade desse povo.