No âmbito do programa de intercâmbio AFS, a região de Aveiro acolheu no ano letivo que agora terminou três estudantes internacionais provenientes de países tão diversos como Alemanha, Argentina e Itália. Esta experiência representa uma oportunidade única de enriquecimento cultural e humano, tanto para os jovens como para as famílias de acolhimento.
«Ao promover o contacto dos meus filhos com outras culturas, procuro estimular a sua curiosidade e promover o seu desenvolvimento através do exercício de compreensão e tolerância. Como família, crescemos, reorganizamo-nos, e redescobrimos o valor da nossa cidade, da nossa cultura e de quem somos», refere Ana Neves, mãe de acolhimento de um estudante alemão. «Desmistificamos mitos, quebramos barreiras e percebemos que o mundo é muito maior do que o nosso quotidiano. É uma aprendizagem para todos — e uma janela aberta para as oportunidades que daí nos podem chegar» finaliza.
A AFS (American Field Service) é uma organização global, sem fins lucrativos, com mais de 75 anos de experiência em programas de intercâmbio educativo e voluntariado. Os estudantes vivem com famílias locais, frequentam escolas portuguesas e partilham o seu quotidiano, promovendo uma convivência baseada no respeito, diversidade e cidadania global.
Presente em Portugal desde 1957, a AFS está neste momento à procura de novas famílias portuguesas dispostas a acolher estudantes no próximo ano letivo. Os períodos de acolhimento são flexíveis e podem variar entre 3, 6 ou 10 meses.
As famílias interessadas podem obter mais informações em intercultura-afs.pt ou contactar o núcleo local da AFS.
Sobre a da Intercultura AFS
Com sede em Nova Iorque e presença em mais de 60 países, a AFS promove programas de mobilidade e formação intercultural que desenvolvem competências como empatia, adaptabilidade e comunicação intercultural — valorizadas no percurso pessoal, académico e profissional.
Em Portugal desde 1952, a AFS conta hoje com 12 núcleos regionais e uma rede de mais de 300 voluntários, que acolhem, acompanham e preparam estudantes e famílias.
Em 2024, 42 jovens portugueses participaram em programas no estrangeiro, enquanto 50 estudantes de 20 países vieram viver esta experiência em Portugal. A nível global, a AFS envolve anualmente cerca de 12 mil estudantes e mais de 50 mil voluntários.