Sanjotec recebe financiamento europeu para promoção de projetos de economia circular

Data:

Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira integra consórcio que candidatou iniciativa “StartupZero” ao Programa Portugal 2020, tendo assegurado uma comparticipação de perto de 718 mil euros.

A Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira arranca 2021 com um novo projeto de âmbito nacional, participando num consórcio que envolve cinco promotores de referência na área da promoção do empreendedorismo e da economia circular, conceito este baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem tanto de materiais como de energia.

Com a designação “StartupZero” e a implementar até junho de 2023, o projeto vai ser financiado em 717.782,72 euros de fundos comunitários, na sequência de candidatura apresentada ao Portugal2020 – Sistema de Apoios a Ações Coletivas (SIAC), na área da Promoção do Espírito Empresarial.

Os quatro parceiros da Sanjotec nesta iniciativa são as seguintes entidades: BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação; Tagusvalley; Sines Tecnopolo e Cecolab – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy. Com o “StartupZero”, esse consórcio propõe uma  abordagem metodológica pioneira, no contexto da economia circular e dos programas de aceleração de empresas, visando dotar os empreendedores de ferramentas que lhes permitam estimular o seu processo de inovação.

Dessa forma, pretende-se contribuir para o aumento do número de produtos inovadores lançados no mercado, com a ligação ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional, disponibilizando ferramentas que no futuro permanecerão disponíveis para apoiar o ecossistema e os promotores de ideias e projetos empresariais com conteúdos particularmente orientados para a economia circular.

Da escola para a comunidade

Uma das principais atividades a desenvolver no âmbito deste projeto é o Programa Atégina, que tem o objetivo de incrementar os níveis de literacia em economia circular entre os consumidores, promover a valorização do território e dos seus recursos endógenos num contexto de igualdade de oportunidades e de género, partindo do meio escolar para a sociedade em geral, através do uso de ferramentas de ideação ajustadas ao ensino do 3º ciclo, secundário e ensino superior.

Outra atividade prevista é o Programa de Aceleração para Startups Circulares, que visa a criação de startups promotoras de produtos enquadrados no âmbito da economia circular, garantindo desta forma o incremento do uso eficiente de recursos, através da dinamização de modelos de negócios assentes na desmaterialização, reutilização reciclagem e recuperação de materiais.

O objetivo central do projeto é, pois, dinamizar uma rede de competências em inovação e empreendedorismo, focada na transição para a economia circular que conjugue a aceleração de modelos de negócio circulares com a capacitação dos consumidores, começando com os jovens a partir do 3º ciclo.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend