“Abat-jour” vence Prémio João da Silva Correia

Data:

Atribuidas menções honrosas a “Depois da tempestade, a memória” e “Linha d’Agua”.

O vencedor da mais recente edição do Prémio Literário João da Silva Correia – Poesia, promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, é o título “Abat-jour”, da autoria de Orlando Artur Ferreira de Barros, de Viana do Castelo. Foram ainda atribuídas menções honrosas a “Depois da tempestade, a memória” e “Linha d’Agua”.

A decisão foi tomada pelo júri constituído pelo diplomata, escritor e ex-Ministro da Cultura Luís Castro Mendes, pelo poeta, escritor de literatura infantojuvenil e comissário do Festival Poesia à Mesa, José Fanha, e por António Lopes, representante da editora Âncora, com a qual o Município de S. João da Madeira mantém, há largos anos, uma parceria na edição dos livros do Prémio João da Silva Correia.

Considerando “Abat-jour” uma obra “bem estruturada”, o júri destaca o “sentido de humor” que emana de “uma linguagem segura que consegue brincar consigo própria”. Ainda assim, “não foi fácil a escolha”, dada a qualidade de trabalhos a concurso, daí terem sido ainda indicadas duas menções honrosas – “Depois da tempestade, a memória”, de Italo Cruz (pseudónimo), e “Linha d’Agua”, de José Manuel Teixeira.

Entretanto, a Câmara Municipal de S. João da Madeira anunciará, oportunamente, a data e os moldes em que decorrerá a cerimónia de entrega do prémio.

Mais de 60 obras a concurso

No total, foram recebidas 66 obras, incluindo do Brasil, o que representa uma nova subida no número de concorrentes, que, na edição anterior, chegou às quatro dezenas, tendo saído vencedora “Manhãs do Mundo”, de Nuno Figueiredo.

Refira-se que, a partir de 2019, este concurso literário ganhou maior abrangência geográfica, já que deixou de ser imposta a condição de os candidatos terem ligação ao concelho de S. João da Madeira, o que contribui para uma maior divulgação e um maior número de obras a concurso.

Sendo operacionalizado pelos serviços da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, este prémio, lançado em 2006, tem o nome do escritor e jornalista sanjoanense João da Silva Correia (1896-1973), autor do romance “Unhas Negras”. Cada vencedor é distinguido com a garantia da publicação da obra selecionada, mediante a comparticipação financeira, pela Câmara Municipal, nos custos da respetiva edição, até ao limite de 2.000 euros.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Caminhada e cãominhada em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, por intermédio...

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores

Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do...
Send this to a friend