Aveiro Comunicados

Universidade ECIU – Uma universidade pioneira baseada em desafios

Em 2030, a Universidade ECIU, da qual a Universidade de Aveiro é membro fundador, vai resolver desafios sociais multidisciplinares de uma forma empreendedora e inovadora. Na semana passada, a direção delineou a visão desta Universidade europeia para 2030, confirmando uma estratégia a longo prazo: juntar, para trabalhar em conjunto, estudantes, professores, investigadores, empresas, entidades públicas, ONGs e ecossistemas regionais em toda a Europa.

A visão adotada descreve como a Universidade ECIU será pioneira enquanto uma universidade que se baseia em desafios a nível europeu decorrentes das reais necessidades da sociedade. Resolve desafios e requalifica os trabalhadores para assegurar um impacto social significativo. 

Diz Sander Lotze, Diretor da Universidade ECIU: “A visão sublinha que as ambições vão muito mais longe do que apenas o projeto. Comprometemo-nos num processo conjunto para uma educação e investigação inovadoras e de impacto a nível europeu.”

Aumentar as qualificações e requalificação dos trabalhadores

A Universidade ECIU é uma universidade europeia sem diplomas. As micro-credenciais baseadas na investigação, oferecidas em toda a Europa, são o núcleo do desenvolvimento personalizado de aptidões e competências dos seus alunos. A Universidade ECIU melhora e requalifica de forma flexível os trabalhadores europeus, desenvolvendo cidadãos europeus criativos e resilientes com uma mentalidade empreendedora.

Realidade Misturada

A transformação digital é fundamental para a Universidade ECIU, operando em múltiplas realidades e explorando amplamente as oportunidades impulsionadas pelos dados. Ambientes virtuais imersivos combinados com a gamificação proporcionam novos padrões de interação natural instantânea dentro da sua comunidade.

Sobre a Universidade ECIU

A Universidade ECIU é a maior aliança universitária europeia com 12 membros em 12 países europeus diferentes. Depois do de ter arrancado em 2019, tem agora abertas as primeiras micro-credenciais. A construção da Universidade ECIU é uma mudança fundamental e sistémica do panorama universitário europeu e um campo de ensaio para uma experimentação ousada. A Visão 2030 descreve os próximos passos desta universidade europeia. Na base da Universidade ECIU está a colaboração permanente de mais de 20 anos, no âmbito da fundação do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), de que a Universidade de Aveiro é membro fundador

Sobre a Iniciativa das Universidades Europeias

A Universidade ECIU é parte da Iniciativa das Universidades Europeias, financiada pela União Europeia. A Iniciativa das Universidades Europeias é uma oportunidade histórica para inovar o panorama universitário europeu.

A Visão Universitária da ECIU 2030 está aqui disponível.

Universidade ECIU 2030, Connects U for Life

Todas as Categorias