Câmara Municipal de Aveiro reforça relações com a Casa Real do Havai e a Câmara Municipal de Bissau

Data:

No dia 4 de novembro, tiveram lugar, no edifício dos Paços do Concelho, duas receções oficiais entre o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, e duas comitivas estrangeiras. O primeiro encontro foi com a Chefe Principal da Casa Real do Havai, Ka Hale Ali’i O Kamakehelei. Já o segundo realizou-se com o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Simão Enchama.

A Princesa, na sua visita a Aveiro, veio conhecer a Cidade e a possibilidade de intercâmbios nas áreas da tecnologia, cultura e educação, em particular com o Município e a Universidade de Aveiro. Durante o dia teve ainda a oportunidade de visitar os Museus de Aveiro e a IPSS Florinhas do Vouga onde ofereceu máscaras às crianças.

            O Reino do Havaí foi estabelecido durante os anos de 1795 a 1810, com a subjugação dos chefes tribais independentes de Oahu, Maui, Molokai, Lanai, Kauai e Niihau e pelo chefe tribal da Ilha Havai (ou “Big Island”) dentro de um governo unificado. O Reino foi derrubado em 17 de janeiro de 1893 e a República do Havaí foi estabelecida. Finalmente, tornou-se o estado do Havaí, Estados Unidos da América.

A receção ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau Luís Simão Enchama, teve como base a apresentação de uma proposta de acordo de geminação de Bissau com Aveiro, da iniciativa da CMBissau.  

Assim, e com vista a desenvolver desde já ações de cooperação da CMBissau com a CM Aveiro, com o envolvimento da Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (EFTA), dado o facto da EFTA realizar já há alguns anos trabalho de cooperação com Bissau no que respeita à formação profissional na área de Turismo de Jovens de Bissau. Luís Enchama lançou o desafio a Ribau Esteves para que Aveiro possa apoiar Bissau no intercâmbio escolar, além de outras áreas a definir, através de uma geminação.

Este desafio tem como base o facto de alguns Jovens de Bissau estarem a estudar na EFTA, pelo que se pretende criar condições para que sejam lecionados cursos na área do turismo e formação profissional em Bissau, evitando, assim, a deslocação dos Estudantes, aprofundando a relação da EFTA e com Aveiro. O Presidente da CMA aceitou o desafio, pelo que se vai avançar desde já com uma proposta de Acordo de Cooperação nesta área, alinhavando também ações noutras áreas de cooperação.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Send this to a friend