PSP: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Data:

A Polícia de Segurança Pública associa-se ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, consagrado pela ONU em 1999 como alerta à sociedade para a violência de género, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

No contexto da violência de género, a violência doméstica merece especial e constante empenho por parte da PSP na sua deteção, sinalização, encaminhamento e apoio às vítimas. Só no decurso deste ano, a PSP já deteve 798 pessoas suspeitas de se constituírem como agressores, elaborou 32 024 planos individuais de segurança, sinalizou 8129 crianças em situação de risco e apreendeu 192 armas de fogo.

Conscientes do impacto social deste crime e, mais importante, da relevância de mostrar claramente a rejeição que merece por parte de toda a sociedade portuguesa, dispomos de cerca de cinco centenas de Polícias especificamente formados neste âmbito, diversos protocolos ativos com diversas instituições, espaços de atendimento especialmente dedicados a estas vítimas e um meio de alerta e pedido de apoio discreto ([email protected] ), que se tem revelado de grande utilidade ao permitir a sinalização por parte de vítimas submetidas a elevado grau de controlo, amigos, vizinhos e colegas de trabalho que por este meio nos transmitem as suas suspeitas.

A Polícia de Segurança Pública, para além do seu trabalho diário de combate a este tipo de criminalidade, defende e pratica uma sólida política de paridade, igualdade de oportunidades e gestão com base no mérito para todos os seus profissionais, contribuindo, de forma decisiva, para consolidar o papel da mulher na sociedade e, consequentemente, para a redução da violência de género e construção de uma Polícia e uma sociedade inclusivas.

A PSP, no ano de 1995, contava com 1952 mulheres em diferentes escalões hierárquicos e serviços. É com enorme orgulho que contamos, hoje, com mais de 2400 mulheres em todos os níveis de decisão e em todos os tipos de serviços, desde a gestão de topo ao policiamento junto dos cidadãos, nas Esquadras, Unidade Especial de Polícia e serviços de apoio.

Para assinalar este dia, a PSP:

  •  Disponibilizará ao público um seminário online,
  •  Procederemos à destruição de armas de fogo (na sua maioria apreendidas em contexto de processos criminais)
  •  Destacaremos nas redes sociais algumas das Nossas profissionais que deixarão a sua mensagem pessoal sobre a igualdade de oportunidades na PSP.
Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend