Comunicados Crime

PSP: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

A Polícia de Segurança Pública associa-se ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, consagrado pela ONU em 1999 como alerta à sociedade para a violência de género, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

No contexto da violência de género, a violência doméstica merece especial e constante empenho por parte da PSP na sua deteção, sinalização, encaminhamento e apoio às vítimas. Só no decurso deste ano, a PSP já deteve 798 pessoas suspeitas de se constituírem como agressores, elaborou 32 024 planos individuais de segurança, sinalizou 8129 crianças em situação de risco e apreendeu 192 armas de fogo.

Conscientes do impacto social deste crime e, mais importante, da relevância de mostrar claramente a rejeição que merece por parte de toda a sociedade portuguesa, dispomos de cerca de cinco centenas de Polícias especificamente formados neste âmbito, diversos protocolos ativos com diversas instituições, espaços de atendimento especialmente dedicados a estas vítimas e um meio de alerta e pedido de apoio discreto ([email protected] ), que se tem revelado de grande utilidade ao permitir a sinalização por parte de vítimas submetidas a elevado grau de controlo, amigos, vizinhos e colegas de trabalho que por este meio nos transmitem as suas suspeitas.

A Polícia de Segurança Pública, para além do seu trabalho diário de combate a este tipo de criminalidade, defende e pratica uma sólida política de paridade, igualdade de oportunidades e gestão com base no mérito para todos os seus profissionais, contribuindo, de forma decisiva, para consolidar o papel da mulher na sociedade e, consequentemente, para a redução da violência de género e construção de uma Polícia e uma sociedade inclusivas.

A PSP, no ano de 1995, contava com 1952 mulheres em diferentes escalões hierárquicos e serviços. É com enorme orgulho que contamos, hoje, com mais de 2400 mulheres em todos os níveis de decisão e em todos os tipos de serviços, desde a gestão de topo ao policiamento junto dos cidadãos, nas Esquadras, Unidade Especial de Polícia e serviços de apoio.

Para assinalar este dia, a PSP:

  •  Disponibilizará ao público um seminário online,
  •  Procederemos à destruição de armas de fogo (na sua maioria apreendidas em contexto de processos criminais)
  •  Destacaremos nas redes sociais algumas das Nossas profissionais que deixarão a sua mensagem pessoal sobre a igualdade de oportunidades na PSP.
Etiquetas

Todas as Categorias

    X
    Welcome to Our Store
    Welcome to Our Store
    WooChatIcon 0