Ilhavo

Câmara Municipal lança 2.ª edição dos “Maiores Pela Janela

A Câmara Municipal de Ílhavo iniciou hoje, 27 de janeiro, a segunda edição do projeto “Maiores pela Janela” que pretende desafiar e estimular as pessoas idosas, a partir das suas casas.
A pandemia da COVID-19 transformou o isolamento social numa nova realidade, dada a importância da permanência das pessoas idosas em casa pelo facto de serem consideradas, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Direção-Geral da Saúde, um dos grupos mais vulneráveis à doença.

Para minimizar os impactos negativos da falta de contacto social e de estímulos, como, por exemplo, a deterioração na saúde mental das pessoas mais velhas, a Câmara Municipal relança o projeto “Maiores Pela Janela” com uma programação repartida por sete atividades: “Não precisas de estar parado”; “Da janela ouço música”; “Radio Ativos na Maior Idade”; “Kits Casa e Demência”, “Se esta Rua Fosse Minha – CDI ”, “Desafios ao Telefone”, “Maiores On” e “Revista Maior Idade – edição especial confinamento”

“Não Precisas de Estar Parado” irá divulgar, através do site da Câmara Municipal, vários cadernos de estimulação cognitiva, manuais de exercícios físicos e propostas para serem efetuadas em casa.
A iniciativa “Da Janela ouço Música” pretende invadir e contrariar a solidão das pessoas idosas, através da realização de concertos, propostas musicais que serão executadas nos pátios das habitações dos seniores.
“Rádio Ativos na Maior Idade” será uma rúbrica semanal a emitir na Rádio Terra Nova, no Programa da Manhã conduzido pela Maria João Azevedo, todas as terças-feiras entre as 10h40 e as 10h55, com abordagens a novas formas de envelhecer.
A atividade “Desafios ao Telefone” irá promover ‘dois dedos de conversa. Através do simples contacto telefónico é encontrado o espaço para uma conversa e muitos desafios para serem concretizados, como, por exemplo, ouvir e contar poesia e contos locais.
Numa parceria com a Universidade de Aveiro (UA), entidade que, desde a primeira hora e edição, abraçou, com a Câmara Municipal, o projeto de literacia digital para os seniores, será desenvolvida a segunda fase do “Maiores On” para a promoção de aquisição de competências tecnológicas no domicílio, bem como a integração da comunidade na plataforma online “Mi-one” desenvolvida pela UA.
Uma equipa de técnicos municipais irá deslocar-se, todas as semanas, às janelas das pessoas idosas para proceder à entrega dos “Kits Casa e Demência” com propostas de exercícios de estimulação, para realizarem gravações de histórias e memórias no âmbito do projeto do Centro de Documentação de Ílhavo – “Se esta Rua Fosse Minha”, e entregar uma edição da Revista Maior Idade com conteúdos exclusivos concretizados em tempos de confinamento: entrevistas, crónicas e ações sensibilização.

Todas estas atividades têm inscrições abertas, devendo as mesmas ser formalizadas através do e-mail [email protected] ou do telefone 234 329 636.

Etiquetas

Todas as Categorias