Teatro Aveirense lança open call rara espetáculo de teatro

Data:

Candidatos são desafiados a participar na criação e interpretação de uma nova peça –

A Câmara Municipal de Aveiro através do Teatro Aveirense acaba de lançar uma convocatória, desafiando todos os interessados a criar e participar num espetáculo de teatro, intitulado Fábrica, com encenação de Jorge Louraço Figueira e desenvolvido a partir da vida nas fábricas de cerâmica da região de Aveiro. A sua estreia acontecerá ainda este ano no Teatro Aveirense.

A convocatória estende-se até 22 de março e é dirigida a residentes na região de Aveiro com experiência de representação ou interesse pela área, maiores de 16 anos. A documentação pedida compreende o envio dos dados pessoais dos candidatos, nomeadamente o nome completo, a data de nascimento e a ocupação, assim como uma nota biográfica referindo a experiência e interesse pela representação (máximo de 300 palavras) e uma carta de motivação (igualmente com um máximo de 300 palavras). É ainda pedido um comprovativo de morada. O contacto para envio destes materiais é o email [email protected].

Tendo em conta o atual contexto de pandemia, as datas das sessões serão acertadas de acordo com as medidas em vigor nos próximos meses e a disponibilidade dos participantes.

Fábrica é, à primeira vista, um espetáculo de teatro sobre a indústria de transformação do barro ou argila em peças de cerâmica, desenvolvida ao longo de séculos em Aveiro. Mas revelar-se-á afinal uma peça sobre a transformação sofrida pela própria cidade e pelas pessoas que nela viveram e trabalham, à medida que a matéria-prima foi sendo passada da terra ao forno, do forno às casas, do forno às mesas e daí para as bocas. O espetáculo será criado a partir dos testemunhos de quem entra ou entrava nesse circuito da argila e da cerâmica. Ao mesmo tempo que é feita essa recolha, serão criadas figuras de ficção para narrar histórias reais e, através do texto e da interpretação, cruzar a experiência do trabalho com os sonhos de operários, ceramistas, industriais, homens ou mulheres.

O projeto Fábrica é o primeiro do ciclo Slow Motion, uma nova linha programática promovida pelo Teatro Aveirense, que anualmente convidará um artista a criar um projeto original em torno de um tema associado à memória e à identidade local, contando com uma forte componente de participação da comunidade. Este projeto, integrado no Eixo 3 – Cidade – do Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, cumpre objetivos de preservação, salvaguarda e valorização dos recursos endógenos do território, aproveitando a biografia da cidade como fonte de inspiração para a criação e para as práticas artísticas.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend