Albergaria-à-Velha

Albergaria-a-Velha prepara Censos 2021

Decorreu, na tarde de 24 de fevereiro, a primeira reunião de preparação dos Censos 2021 em Albergaria-a-Velha, cujo trabalho de campo vai ter início a 5 de abril. Neste primeiro encontro estiveram presentes membros do Executivo Municipal, os presidentes das seis juntas de freguesia, bem como representantes da GNR, Bombeiros Voluntárias e INE – Instituto Nacional de Estatística.

Através dos dados recolhidos através dos Censos é possível obter, para cada nível geográfico, uma “fotografia” dos indivíduos e das suas condições de habitabilidade. Desta forma, é possível responder às questões – Quantos somos? Como somos? Onde vivemos? Como vivemos?. A comparação com os dados dos recenseamentos anteriores permite analisar as transformações da sociedade portuguesa em termos geográficos e socioeconómicos.

A partir de abril, 22 recenseadores devidamente identificados vão percorrer o Concelho, entregando as cartas com os códigos de acesso para os cidadãos responderem ao questionário pela Internet. Se preferirem, as pessoas podem responder, na hora, com a ajuda do recenseador, que nunca entra no domicílio. As respostas são introduzidas na plataforma, não existindo a opção papel. Como última alternativa, vão existir balcões de apoio nas freguesias e no Edifício dos Paços do Município.

Todos os recenseadores vão respeitar as regras de proteção individual no âmbito da Covid-19, nomeadamente o uso de máscara, a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico. A execução dos Censos 2021 deverá desenvolver-se ao longo de 10 semanas.

Todas as Categorias