Ovar

XIII edição do concurso “Mais e Melhores Leitores”

Terminou na semana passada a XIII edição do concurso concelhio de leitura “Mais e Melhores Leitores”, promovido pela Rede de Bibliotecas de Ovar, revelando-se um sucesso, apesar do atual contexto pandémico. Assim, mais de uma centena de alunos disputou, online, os primeiros lugares dum concurso que pretende incentivar e premiar o prazer de ler de forma autónoma e lúdica, na perspetiva de enriquecimento pessoal. Sendo de assinalar que, na primeira fase (dezembro), inscreveram-se mais de 700 estudantes e, nos dias 16 de fevereiro, mais de uma centena de alunos disputou um lugar no pódio (com desempates a 23).

Inês Silva Rodrigues da EB da Vinha/Esmoriz, Leonor Gonçalves Poça de Cirne da EB António Dias Simões/Ovar, Elisa Miguel Fangueiro da Escola Secundária de Esmoriz e João Pedro Teles Rodrigues da Escola Secundária José Macedo Fragateiro, foram os grandes vencedores do primeiro, segundos e terceiros ciclos e secundário, respetivamente e levam consigo o prémio oferecido pelo Banco Santander Totta, a abertura de uma conta, no valor de 150 euros.

Os segundos classificados são premiados com a abertura de uma conta, no valor de 100 euros, oferta da Caixa de Crédito Agrícola. Os prémios vão para Tomás Barbosa Costa da EB da Habitovar, Carolina Moreira Carlos da EB António Dias Simões/Ovar, Pedro Pereira da Silva Nunes da Escola Secundária José Macedo Fragateiro e Nuno Miguel Viana Almeida da Escola Secundária José Macedo Fragateiro

Os terceiros classificados foram: Francisca Vilas Machado da EB do Carregal, Margarida Ribeiro Manaia da EB Florbela Espanca/Esmoriz, Guilherme Gingeira da Escola Secundária Júlio Dinis e Daniel Filipe Rodrigues Silva da Escola Secundária de Esmoriz. Estes alunos recebem livros, no valor de 50 euros, oferecidos pelo Rotary Clube de Ovar.

De sublinhar que os alunos que ficaram em 1º lugar nos vários níveis de ensino passam à fase seguinte do CNL-Concurso Nacional de Leitura, ou seja, à fase intermunicipal prevista para 17 de abril (organizada pelo município de Oliveira do Bairro) e a final do CNL está prevista para 05 de junho.

Ana Cunha, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Ovar, revelou que esta edição foi um sucesso, adiantando que “atendendo ao atual contexto era expetável uma acentuada diminuição de participantes ao concurso, o que não se verificou, sendo os números muitos próximos dos habituais. Este sucesso é explicado pela grande consolidação deste projeto na nossa comunidade educativa, bem como pelo papel fundamental dos professores bibliotecários da nossa Rede de Bibliotecas, aos quais aproveito para agradecer, assim como agradeço aos encarregados de educação que foram igualmente fundamentais.”

Todas as Categorias