Câmara assinala dia da Floresta e da Árvore

Data:

– As centenas de plantações por Todo o Município, as transplantações da Avenida, a gestão do parque do parque arbóreo e o cuidado com as zonas ardidas –

No dia em que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinala o Dia Mundial da Árvore e da Floresta (celebrado a 21 de março), com a plantação das últimas 8 de um total de 70 árvores (e mais alguns arbustos) plantadas no interior da Escola Básica 2,3 de São Bernardo, que contou com a participação do Presidente da CMA, Ribau Esteves, do Vice-Presidente, Jorge Ratola e do Presidente da Junta de Freguesia, Henrique Vieira, apresentamos aos Cidadãos um balanço do trabalho até agora realizado na gestão e qualificação do parque florestal urbano, uma das áreas muito importantes da opção política do Executivo de prioridade ao Ambiente e à Qualificação Urbana, para o atual mandato autárquico (2017/2021).

150 Árvores em São Bernardo

Com a plantação que foi terminada esta manhã (70 árvores) e os 50 espécimes que têm vindo a ser plantados no exterior, no âmbito da obra de qualificação da envolvente à Escola, esta zona da localidade de São Bernardo ficará com 120 novas árvores, mantendo-se 31 das pré-existentes: no final desta operação são mais 34 árvores (+ 30%) do que as existentes antes da obra de qualificação urbana em curso (foram retiradas 86 árvores), com as espécies devidamente escolhidas e a plantação correta e no devido lugar, compatibilizados com corredores pedonais espaçosos e seguros.

83 Árvores no Campus da UA

Ao mesmo tempo, a CMA está a realizar vários trabalhos de cuidado do seu parque florestal urbano, como foi a plantação de 19 novas árvores junto ao Canal Central da Ria de Aveiro em dezembro de 2020 ou mais recentemente, neste mês de março de 2021, a plantação de 83 novos espécimes no Campus da Universidade de Aveiro, uma ação integrada no trabalho de parceria desenvolvida no âmbito do projeto e da obra de qualificação urbana da Rua da Pega.

Árvores da Avenida replantadas

No que diz respeito à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, prevê-se que até ao final do presente mês, seja concluída a transplantação de todas as árvores que necessitam de ser deslocalizadas, dado estarmos na época do ano mais favorável para estas operações.

As replantações estão a acontecer para vários espaços verdes do Município, como é o Parque da Cidade de Aveiro (desde a Baixa de Santo António ao Parque dos Amores) ou o novo Parque Aventura, em Esgueira.

Com a qualificação deste espaço central da Cidade, a Avenida passará a ter 144 árvores, mais 75 do que as atuais 69.

1 hectare com 80 Árvores no Parque de Estacionamento de apoio à intermobilidade

No terreno de um hectare, onde já está localizado o Parque de Estacionamento de apoio à intermodalidade, a nascente da Estação de Comboios da CP, foram plantadas 80 árvores, contrastando com o cenário existente antes da obra, onde não existia qualquer árvore.

De relevar a função deste Parque de Estacionamento, em termos ambientais, que tem como principal objetivo a promoção da utilização de modos suaves de mobilidade, em estreita relação com o Terminal Rodoviário de Aveiro e a bicicleta e os eixos cicláveis próximos.

Este Parque integra também uma “alameda pedonal” central, que serve para dar seguimento à zona verde construída a nascente da sua localização.

2400 Árvores na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e 160 no Parque dos Amores

De resto, têm sido várias as ações da CMA nos últimos anos de cuidado com o parque arbóreo, urbano e também não urbano, destacando a plantação de 2.400 árvores na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto entre 2019 e 2020 em cooperação com projeto de educação ambiental promovido pelo Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe (de Cacia) com o apoio da Associação AGORA ou a introdução no Parque dos Amores em 2019 de 160 espécimes, que visou combater as perdas no Parque da Cidade pelas tempestades de inverno e pela debilidade de algumas árvores, densificando o estrato arbóreo através de espécies autóctones da flora portuguesa, adaptadas às condições climatéricas da Cidade.

Reflorestação de zonas ardidas

Em 2019 e no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios e de vários projetos de arborização e rearborização em parcelas de terrenos rústicos, propriedades da Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, foi realizada uma plantação num terreno situado no Carregal, com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância de reflorestar as áreas ardidas nos incêndios de 2017.

CM Aveiro preside à cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

No passado dia 19 de março foi publicado no Diário da República o Despacho nº 3024/2021 do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, formalizando a nomeação do Presidente da CMA, Ribau Esteves, como presidente da comissão de cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ), no âmbito do processo de Descentralização em curso, num trabalho de equipa com o ICNF (entidade líder da gestão da RNDSJ) e com outras entidades participantes.

A Reserva com o seu Centro de Interpretação e Acolhimento (inaugurados em 2019) têm um papel significativo na conservação e tradução do meio ambiente da Ria e da Região de Aveiro e que com a presidência de Aveiro à comissão de cogestão, procuremos aumentar a sua qualidade, visibilidade e trabalho em prol da melhoria da fauna e flora da Reserva e da Região.

Outras ações de gestão do Parque Arbóreo

A juntar a todas estas ações temos as operações anuais de podas, como forma de acompanhar o crescimento das árvores cuidando da sua boa integração no espaço público e o seu crescimento saudável.

Para a CMA o Ambiente e Qualificação Urbana revestem-se de particular importância na gestão do Município, com prioridade para a boa gestão do seu parque florestal urbano, garantindo mais e melhores espaços verdes, com segurança para todos, dando por esta via também um contributo na redução da pegada ambiental no nosso Município e na Região de Aveiro.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend