Mealhada reforça combate à vespa asiática

Data:

Em véspera de se reiniciar o novo ciclo anual da vespa asiática, a Câmara da Mealhada prepara-se para colocar no terreno uma centena de armadilhas seletivas, dando continuidade ao combate que tem travado e que já apresenta resultados: menos 81 participações de ninhos, menos 31 ninhos intervencionados e ainda uma redução de 29 ninhos primários intervencionados.

A Câmara da Mealhada vai colocar 100 armadilhas seletivas para vespa velutina (com feromonas atrativas para a espécie e repelente para insetos polinizadores) nas principais áreas de floração das freguesias do município. A operação, que conta com o apoio da Associação Modelismo do Centro de Portugal (AMEP) e das juntas de freguesia concelhias, vai iniciar-se muito em breve para que, nos próximos 60 dias, seja capturado o maior número possível de vespas fundadoras, as que dão origem a novas colónias, nesta fase do ano.

Foi difícil encontrar uma metodologia eficaz, mas Carlos Filipe, AMEP, que apoia cerca de 100 municípios no país, no combate à vespa velutina, inclusive a Mealhada, acredita terem encontrado o caminho certo. “A destruição de ninhos com químicos biodegradáveis juntamente com a colocação de armadilhas seletivas revelou-se altamente eficaz e passámos de uma realidade em que havia um crescimento exponencial de ninhos para uma redução. Neste momento, aqui na região, em 12 dos 19 municípios da CIM- Região de Coimbra já se nota esta diminuição de ninhos”, referiu, numa reunião com a Câmara da Mealhada, as juntas de freguesia e a Associação de Apicultores do Litoral Centro.

Nos últimos dois anos, a Mealhada distribuiu à comunidade milhares de armadilhas que foram feitas no Centro de Interpretação Ambiental, com a colaboração dos alunos das escolas. Os resultados começam agora a surgir, nomeadamente junto dos apicultores, que conseguiram recuperar alguma da sua produção de mel. Se no ciclo 2019/ 2020, o Município registava 287 participações de ninhos, com 192 intervencionados, sendo destes 40 primários, em 2020/ 2021 registaram-se 206 participações, 161 ninhos intervencionados, dos quais 11 primários.

“O objetivo é dar continuidade a este plano e reduzir ainda mais, sobretudo, com o rigor técnico de que agora dispomos”, sublinhou Carlos Filipe.

Na Mealhada, o combate à vespa é feito com apoio das duas corporações de bombeiros (Mealhada e Pampilhosa), às quais foi facultada arma de ar comprimido, que permitem atingir os ninhos com um tratamento químico capaz de causar a destruição dos ninhos e das vespas. Após a sinalização do ninho à Autarquia, cada corporação atua na sua área, procedendo à destruição do mesmo.

A comunicação dos ninhos por parte da população é central em todo o processo, mas esta não pode ser feita individualmente, porque, se não for feita corretamente, pode originar diversos ninhos secundários. A forma correta de atuar é comunicar à Câmara Municipal da Mealhada (231 200 980 ou [email protected]), às juntas de freguesia ou mesmo aos bombeiros a localização do ninho avistado.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend