Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Data:

Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Ao longo do mês, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arouca, em parceria com a Câmara Municipal, promove algumas atividades que visam a prevenção dos maus-tratos na infância e juventude, nomeadamente a iluminação em tons de azul do edifício dos Paços do Concelho, ações de sensibilização sobre o papel da CPCJ nos maus-tratos infantis e a distribuição de material de sensibilização à comunidade escolar (porta-máscaras, folhetos informativos).

Com estas ações, a CPCJ e autarquia pretendem envolver a sociedade civil, sensibilizando e despertando a comunidade para a problemática dos maus-tratos na infância. Pretendem ainda aumentar a responsabilidade da comunidade na deteção e comunicação de situações de maus-tratos e fomentar a participação das crianças e jovens, incentivando-os a serem ativos na promoção dos seus próprios direitos e na sua própria proteção.

A violência provoca danos irreparáveis e acarreta consigo consequências nefastas para o desenvolvimento das crianças. A prevenção deve começar na família, prolongar-se na escola e constituir uma responsabilidade de toda a sociedade.

«A História do Laço Azul»: o que é?

O Movimento Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989 na Virgínia, nos Estados Unidos da América, quando uma avó (Bonnie W. Finney) amarrou uma fita azul à antena do seu carro «para fazer com que as pessoas se questionassem». A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram «curiosos» foi trágica. Os seus netos eram maltratados pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado, sendo que uma das crianças terá morrido vítima das agressões.

Porquê o azul? Porque apesar de o azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

A CPCJ e o Município de Arouca querem continuar a manter viva a história desta avó, ao mostrar que a ação de um único cidadão pode despertar a consciência de muitos, especialmente quando estão em causa maus-tratos contra crianças. É, assim, mais um passo na prevenção e na proteção dos direitos dos mais pequenos. Adira esta causa.

Para mais informações, contacte a CPCJ através dos contactos 256 940 256 / 926 691 885 / [email protected]

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend