“Abat-jour” vence Prémio João da Silva Correia

Data:

Atribuidas menções honrosas a “Depois da tempestade, a memória” e “Linha d’Agua”.

O vencedor da mais recente edição do Prémio Literário João da Silva Correia – Poesia, promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, é o título “Abat-jour”, da autoria de Orlando Artur Ferreira de Barros, de Viana do Castelo. Foram ainda atribuídas menções honrosas a “Depois da tempestade, a memória” e “Linha d’Agua”.

A decisão foi tomada pelo júri constituído pelo diplomata, escritor e ex-Ministro da Cultura Luís Castro Mendes, pelo poeta, escritor de literatura infantojuvenil e comissário do Festival Poesia à Mesa, José Fanha, e por António Lopes, representante da editora Âncora, com a qual o Município de S. João da Madeira mantém, há largos anos, uma parceria na edição dos livros do Prémio João da Silva Correia.

Considerando “Abat-jour” uma obra “bem estruturada”, o júri destaca o “sentido de humor” que emana de “uma linguagem segura que consegue brincar consigo própria”. Ainda assim, “não foi fácil a escolha”, dada a qualidade de trabalhos a concurso, daí terem sido ainda indicadas duas menções honrosas – “Depois da tempestade, a memória”, de Italo Cruz (pseudónimo), e “Linha d’Agua”, de José Manuel Teixeira.

Entretanto, a Câmara Municipal de S. João da Madeira anunciará, oportunamente, a data e os moldes em que decorrerá a cerimónia de entrega do prémio.

Mais de 60 obras a concurso

No total, foram recebidas 66 obras, incluindo do Brasil, o que representa uma nova subida no número de concorrentes, que, na edição anterior, chegou às quatro dezenas, tendo saído vencedora “Manhãs do Mundo”, de Nuno Figueiredo.

Refira-se que, a partir de 2019, este concurso literário ganhou maior abrangência geográfica, já que deixou de ser imposta a condição de os candidatos terem ligação ao concelho de S. João da Madeira, o que contribui para uma maior divulgação e um maior número de obras a concurso.

Sendo operacionalizado pelos serviços da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, este prémio, lançado em 2006, tem o nome do escritor e jornalista sanjoanense João da Silva Correia (1896-1973), autor do romance “Unhas Negras”. Cada vencedor é distinguido com a garantia da publicação da obra selecionada, mediante a comparticipação financeira, pela Câmara Municipal, nos custos da respetiva edição, até ao limite de 2.000 euros.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend