“Ílhavo ATIVA-TE” desafia a comunidade para a prática desportiva e para os cuidados com a saúde

Data:

A Câmara Municipal de Ílhavo desafia toda a comunidade a criar hábitos regulares de vida saudável, de prática desportiva e de bem-estar e saúde, seja de forma individualizada, em família ou em grupo, cumprindo as normas da DGS ainda em vigor no âmbito da mitigação da pandemia.

Aproveitando o facto de o mês de maio ser considerado o mês da saúde (coração) e da família, a Autarquia lançou, hoje, no Cais Criativo, na Costa Nova, o programa municipal “Ílhavo ATIVA-TE” que integra o desporto, a saúde e o bem-estar, sem esquecer a comemoração do Dia da Família, a 15 de maio, e incorporando, ainda, uma vertente solidária sustentada nas prontas respostas que os ilhavenses sempre demonstraram para as causas sociais.
Através de um conjunto desafios semanais e de outras ações, o “ATIVA-TE” pretende demonstrar os benefícios que a prática desportiva tem para a qualidade de vida e para a saúde dos cidadãos, realizada em contexto de lazer, integrada nos 22 clubes e associações do Município ou através das várias ofertas especializadas, como, por exemplo, os ginásios e academias.

Desafios Ílhavo ATIVA-TE

Dirigido a todas as pessoas, dos mais novos aos seniores, incluindo as pessoas com deficiência, tornando o projeto o mais inclusivo possível, a todos os praticantes das cerca de 25 modalidades que integram a prática desportiva filiada nos clubes e associações, aos utentes dos ginásios e academias, às empresas, seja de forma integrada ou em challenges internos, o ATIVA-TE lança 3 desafios semanais, com início às sextas-feiras, nos dias 14, 21 e 28 de maio.

“4 Horas”: entre os dias 14 e 20 de maio, os participantes são desafiados a partilhar o número de repetições que conseguiram alcançar, numa determinada ação, somado o total de quatro horas de atividade. As ações serão apresentadas através de um vídeo que será lançado a 14 de maio nas redes sociais, Facebook e Instagram (Ílhavo Ativa-te). A título de exemplo o desafio propõe ações como caminhar, andar de skate, dar ‘toques de bola’, saltar à corda, entre outros.

“7 Dias”. Entre 21 e 27 de maio, com paragem, descanso e continuidade nos dias seguintes, o repto que é lançado aos participantes é o de ser alcançado o maior número de ações possíveis no final dessa semana: repetições, toques ou distâncias percorridas.

Por último, de 28 de maio a 4 de junho, o ATIVA-TE desafia “Até ao limite… sem quebrar”. O desafio é, em cada dia desta semana, superar as metas alcançadas no dia anterior, tentando atingir um record pessoal no final desse período.

Todas as ações destes três desafios devem ser partilhadas no Facebook e no Instagram do projeto, sendo que a primeira partilha dá acesso a um kit de participação que pode ser levantado nas Piscinais Municipais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré. Importa ainda referir que a participação no ATIVA-TE é gratuita.

Saúde

Integrando no projeto municipal a vertente da saúde, promovendo importância da qualidade de vida e do bem estar da população, até ao dia 31 de maio quatro farmácias e quatro óticas sediadas no Município vão disponibilizar rastreios gratuitos.

As farmácias Moderna, Santos, Senos (Ílhavo) e Ançã Castro (Costa Nova) vão disponibilizar, até ao final de maio, rastreios de glicémia, peso, tensão arterial, osteoporose, nutrição, audição, insuficiência venosa, alívio e prevenção da dor, pedigrafia e cuidados a ter com o sol e a pele, nomeadamente com o aproximar do período de verão.

Por sua vez, os Centros Óticos Riaótica, Opticália e Centro Ótico de Ílhavo promovem rastreios visuais. de despiste de patologias, tensão ocular e glaucoma, bem como consultas e exames de diagnóstico.

No dia 20 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo, entre as 9h00 e as 13h00, haverá lugar a uma ação de Dádiva de Sangue promovida pelo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Num ano em que, de forma muito particular, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) esteve exposto a uma pressão fora do comum, esta é uma excelente oportunidade para a demonstração do reconhecimento do esforço que o SNS desenvolveu no combate à pandemia, nomeadamente nos internamentos e nos cuidados intensivos dos doentes COVID-19.

As pessoas interessadas na doação de sangue deverão efetuar marcação prévia através dos telefones 234 329 625 ou 234 329 649, ou via e-mail para [email protected], até ao final do dia 18 de maio.

Família

O mês de maio assinala, no dia 15, o Dia Internacional da Família. Para além do ATIVA-TE pretender que as suas ações sejam realizadas também em contexto familiar, neste dia, e até ao final do mês, é lançado um desafio especial a toda a população: a demonstração do espírito solidário que tanto caracteriza as gentes do Município.

Às 20h30, nas redes sociais do Município de Ílhavo, é lançado o Concerto Solidário “Em Playback – Carlos Paião”, composto por 12 temas do músico, (re)interpretados por 6 grupos ilhavenses: Perpétua, interpretam “Muito mais” e “Eu não sou poeta”; Funk You Brass Band, com “Perfume” e “Quatro maços (É só tabaco)”; António Justiça e Mariela Nuñez, “De mão em mão” e “Mar de rosas”; Freddy Strings, “Ga-gago” e “Pó de arroz”; La Palisse, “Lá longe senhora” e “Vinho do Porto (Vinho de Portugal)”; André Imaginário e Zé Miguel Fernandes, “Lobo do Mar” e “Playback”.

O Concerto Solidário está acessível de 15 a 31 de maio através da contribuição solidária de 5,00 euros – valor mínimo – em regime crowdfunding (plataforma “ppl.pt”), revertendo a verba final para os Bombeiros Voluntários de Ílhavo que pretendem a aquisição de um “ARICA – Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto”, que é um equipamento respiratório utilizado pelos bombeiros quando precisam de agir em atmosferas potencialmente tóxicas, com baixo teor de oxigénio.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Send this to a friend