Município promove Semana da Interculturalidade | 17 a 23 de maio

Data:

O Município de Oliveira do Bairro vai promover, entre 17 e 23 de maio, a Semana da Interculturalidade, no âmbito do seu Plano Municipal para a Integração de Migrantes.

Lília Ana Águas, Vereadora responsável pela área dos Migrantes, explica que esta “é mais uma iniciativa promovida pelo Município para ativar e mobilizar a comunidade local para a plena inclusão dos migrantes que escolheram Oliveira do Bairro como sua casa”.

“O contacto com a diversidade e com outras culturas enriquece-nos enquanto cidadãos, tornando-nos mais criativos, solidários e tolerantes”, acrescentou a autarca de Oliveira do Bairro.

A Semana da Interculturalidade de Oliveira do Bairro tem como objetivos estimular o diálogo entre as culturas e o respeito pelas identidades culturais e tradições, relembrando que a cultura não é um património estanque, mas sim dinâmico e vivo, aberto a diferentes influências e ao diálogo.

Ao longo da semana vão ser promovidas várias atividades, como uma exposição sobre literatura chinesa para a infância, que pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, uma exposição de fotografia e mostra de objetos tradicionais de vários países, na Sala de Exposições da Câmara Municipal, e ainda vídeos com workshops, demonstrações, testemunhos e filmes, que serão promovidos na página de facebook e transmitidos no canal youtube do Município ou no Quartel das Artes.

A iniciativa conta com o apoio do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, do Alto Comissariado para as Migrações e do Instituto Confúcio, da Universidade de Aveiro.

O Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM) do Município de Oliveira do Bairro tem como objetivo o delineamento de estratégias locais de acolhimento e integração de migrantes através da implementação de medidas em variadas áreas de intervenção, desenhadas com a participação dos diferentes interlocutores locais.

Neste âmbito, a autarquia oliveirense avançou para a criação do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, inaugurado em fevereiro de 2020, que presta apoio e informação geral em diversas áreas, nomeadamente regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

Outra das principais iniciativas que a autarquia de Oliveira do Bairro tem implementado neste âmbito é o curso de “Português Língua de Acolhimento”, que tem como objetivo oferecer uma resposta mais ajustada às necessidades de aprendizagem da língua portuguesa de pessoas migrantes residentes no município, percebendo que o domínio da língua portuguesa é fundamental para uma inclusão plena na comunidade de acolhimento, facilitando e promovendo o acesso às mais diversas áreas, como é o caso da inserção profissional, cidadania e participação cívica, capacitação e formação ou, por exemplo, o acesso à saúde, entre outras.

 Semana da Interculturalidade Oliveira do Bairro – 1.ª Edição

PROGRAMA

A decorrer toda a semana:

– Exposição sobre literatura chinesa para a infância “Sonhos coloridos do Oriente” – Biblioteca Municipal
– Exposições de fotografia e mostra de objetos tradicionais de diversos países – Sala de Exposições da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro

17 de maio

14h00 – Vídeo Semana da Interculturalidade – Viagem à vida, histórias e os rostos dos migrantes de Oliveira do Bairro
17h00 – Sessão de Abertura da Semana da Interculturalidade: Inauguração das Exposições de fotografia e mostra de objetos tradicionais oriundos de diferentes partes do mundo – Sala de Exposições da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
21h00 – Filme: Povo Inventado – Ecos de Cabo Verde – Quartel das Artes (Entrada Livre)

18 de maio

16h30 – Demonstração de Artes Marciais & Dança do Dragão
17h00 – Workshop online: Caligrafia e Pintura Chinesa (54 minutos)
21h00 – Filme: Sobre sonhos e liberdade – Quartel das Artes (Entrada livre)

19 de maio

10h30 – “Nós e as Histórias” – Conto Intercultural – “Os de Cima e os de Baixo”
21h00 – Filme: Li Tong – prémio de longa-metragem do Festival de Avanca 2009 – Quartel das Artes (Entrada Livre)

20 de maio

19h00 – Vídeo: Ano Novo chinês (39 minutos e 43 segundos)
21h00 – Vídeo: O Teatro das Sombras: “Wu Song derrota o Tigre” (8 minutos 44 segundos)

21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

10h00 – Contos multiculturais: literatura infanto-juvenil chinesa: “A Semente de An” e “Festival do Barco-Dragão”
15h00 – Workshop online: Cerimónia do chá (34 minutos e 49 segundos)
18h30 – Workshop online: Gastronomia chinesa – Paladares da cozinha chinesa (16 minutos e 39 segundos)

22 de maio (Sábado)

10h30 – A Hora do Conto – “O rouxinol da China”
14h30 – Workshop online: Festival das lanternas: História, tradições, lanternas, enigmas e gastronomia chinesa (43 minutos e 54 segundos).

23 de maio (Domingo)

12h00 – Testemunhos de jovens migrantes
18h00 – Testemunhos dos migrantes José Hurtado e Marilyna Gil

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A 34ª edição do Banco Solidário Animal (BSA), decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Abril

Nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e...

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa
Send this to a friend