45.ª edição da Feira do Livro de Aveiro – “TEATRO”

Data:

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) organiza a 45.ª edição da Feira do Livro de Aveiro num novo espaço: a envolvente do ATLAS Aveiro, com inauguração agendada para as 18h00 do dia 28 de maio. A Feira estará de portas abertas de segunda a quinta-feira, das 15h00 às 20h00, sextas-feiras das 15h00 às 22h30, sábados e feriados das 10h00 às 22h30 e domingos das 10h00 às 20h00.

Destacando o Teatro, género literário, em homenagem à comemoração dos 140 anos do Teatro Aveirense, esta edição da Feira do Livro decorrerá na envolvente do ATLAS Aveiro. Na abertura do evento vai contar-se com a apresentação de um monólogo de Sara Barros Leitão, “Proclamação da existência”, seguindo-se uma conversa entre a atriz e José Pina, diretor do Teatro Aveirense, que irão abordar a temática do Teatro.

A Feira do Livro, referenciada no Plano Estratégico para Cultura (PEC) da CMA como uma das iniciativas culturais e criativas municipais de caráter regular, pretende continuar a ter impacto Regional e Nacional ao reunir em Aveiro, uma cidade que assume a Cultura e a Criatividade como fatores centrais da sua vida coletiva, personalidades de relevo da literatura nacional e internacional e promover os autores Aveirenses, assim como contribuir para a sustentabilidade do comércio livreiro local. Esta iniciativa, prevista no Plano Estratégico para a Cultura, reflete a forte aposta de Aveiro na dimensão cultural, consubstanciada numa visão estratégica de longo prazo com o episódio da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 em destaque.

Com um programa constituído por lançamentos de livros, conversas com escritores, tertúlias e dias temáticos, a CMA procura realizar um evento literário de referência nacional, na Região de Aveiro. O certame, que será um dos “grandes eventos” na cidade após-confinamento, conta com um plano de contingência e muitas medidas de prevenção e segurança, tendo todas as atividades da programação uma lotação limitada e inscrição obrigatória.

Destaque para a presença dos seguintes autores nacionais e internacionais:

29 de maio

Nuno Júdice

30 de maio

António Mota, Marta Madureira, Sara Reis Silva e Francisco Vaz da Silva

3 de junho

Conceição Oliveira, Maria Sousa e Vanessa Jesus

4 de junho

Rosa Alice Branco

5 de junho

Luís Osório, Domingos Amaral, Isabel Rio Novo, Rui Cardoso Martins e Rita Brutt

10 de junho

Carla Maia de Almeida, Inês Fonseca Santos e Mário Zambujal

11 de junho

Afonso Reis Cabral e João Tordo

12 de junho

Ondjaki e Mário Augusto

13 de junho

Hélio Loureiro

Vários “Dias” temáticos

O programa conta ainda com a presença de diversos autores nacionais, muitos de referência e figuras mediáticas, autores da Cidade e Região de Aveiro, e prevê uma vasta programação na área da música e do teatro, com especial destaque para os dias temáticos, destacando-se o Dia da Poesia, o Dia do Autor Aveirense, o Dia do Livro Infantil e o Dia da Saúde e da Alimentação.

Exposição “Fanzine Ultra Violenta”

O ATLAS Aveiro irá receber, sob a curadoria de Miguel Correia, a exposição “Fanzine Ultra Violenta” dedicada à cultura visual alternativa, publicação independente, artes plásticas e design experimental. Esta mostra terá como elemento principal os trabalhos artísticos criados para os 12 números do Fanzine Ultra Violenta. Esta publicação resulta de um projeto de exploração visual e conceptual que agrega artistas nacionais e internacionais. Cada um dos números tem um tema único, onde quatro a cinco artistas fazem a sua interpretação livre, resultando num registo visual que se estende desde a cultura punk e grunge, até à cultura urbana do grafitti, passando pelos manifestos do movimento artístico dadaísta. Para além da exposição serão ainda desenvolvidos diversos workshops de Stencil, gravura em embalagem cartonada, patchwork embutido, caligrafia e lettering, cianotipia, impressão em risografia, ilustração e colagem e ainda em edição de fanzines, lecionados por artistas que fazem parte do coletivo tais como: Joana de Matos, Mário Afonso, Miguel Correia, Miguel Crespo, Rogério Guimarães, Rute Myriam, Sara Bandarra, Sofia Monteiro e Helena Zália.

Leitores à conversa com autores

A Feira do Livro irá decorrer na Praça da República, onde o público poderá encontrar as últimas novidades da literatura e o célebre Livro do Dia, bem como o Espaço Autores para poder conversar com os seus autores favoritos ou descobrir novos talentos literários.

Num processo contínuo de crescimento, a Feira contará com representações de livreiros aveirenses (Livraria Santa Joana, Livraria ABC, Socodante Livraria Técnica, Angels Formula- Alfarrabista, Ror de Livros, IBOOK, Livraria Bertrand, Livraria Gigões & Anantes, FNAC, CTT, CMA – Edições municipais), representando as principais editoras nacionais.

Programa de animação

A Feira do Livro apresenta um programa de animação cultural diversificada, com atividades para todos os gostos e para todas as idades. Muitos momentos musicais protagonizados por agentes locais, numa clara aposta no apoio ao setor cultural local.

Workshops, contos, música para bebés, poesias, teatro e muito, muito mais.

Destaque para as seguintes atividades:

28 de maio

PISABA Jazz Trio

“Planeta Plip” workshop por Red Cloud

29 de maio

“Jogos Poéticos”: Grupo Poético de Aveiro

“A boneca de trapos” por MUSA

Duo PALCO CENTRAL

2 de junho

Drum Jam

3 de junho

Novas Quintas na Rua com André Henriques

4 de junho

Porta 59 (OMA)

6 de junho

Balbucia

10 de junho

“Histórias pelo ar, contos para rir e chorar” por Cláudia Stattmiller

11 de junho

Workshop de Composição de Fanzines por Miguel Correia – Fanzine Ultra Violenta

 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend