4ª Edição do Festival Paisagens

Data:

4ª Edição do Festival Paisagens atribuiu 5 prémios e 3 menções honrosas

O Filme “Elvis volta a casa” de Fatmir Koci da Albânia foi distinguido com o Prémio Longa Metragem de ficção nesta 4ª edição do “PAISAGENS, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga”.

O Júri atribuiu ainda o Prémio Melhor Curta Metragem de Ficção ao filme “Boca do Inferno”, de Luis Porto (Portugal), e o Prémio melhor documentário de Longa-Metragem ao filme “Por detrás da moeda” (de Luís Moya, Portugal);

O Prémio Melhor Curta Metragem de Animação foi para ao filme “Piu-piu” (de Zhanna Bekmambetova, Rússia e o Melhor Documentário de Curta-Metragem foi atribuído ao filme “Juan Brito – Tamia” (de Alfonso Palazón, Espanha);

Para além destes prémios, o Júri decidiu atribuir ainda Menções Especiais aos seguintes filmes:

Menção Honrosa ao documentário de longa-metragem:

“Sobre Sonhos e Liberdade” (de Francisco Colombo e Marcia Paraíso, Portugal/Brasil);

Menção Honrosa à curta-metragem de ficção

“A tua vez” (de Cláudio Jordão e David Rebordão, Portugal);

Menção Honrosa à curta-metragem de animação

“Dois Balões” (de Mark C. Smith, EUA);

O júri internacional, que atribuiu os prémios e as menções honrosas prémios foi constituído por Filipe Pereira (Portugal) – encenador; Inês Abreu (Portugal) – atriz;  Justine Pietu (França) – investigadora; Madina Ziganshina (Rússia) – artista plástica; Mariana Lopes (Portugal) – investigadora; M. F. Costa e Silva (Portugal) – realizador e docente universitário; Simone Saibene (Itália) – realizador; Miguel Almeida (Portugal) – realizador e editor de imagem; João Machado (Portugal) – técnico de multimédia e Adriana Fernandes (Portugal) – técnica de som e imagem.

Tendo reunido 35 filmes em competição, vindos de 14 países, este evento teve o seu início na passada sexta-feira dia 28 de maio, com uma homenagem a António Costa Valente, cineasta e docente da Universidade do Algarve, que desde a primeira edição tem apoiado o PAISAGENS. A cerimónia decorreu no Centro de Artes e do Espetáculo.

No sábado dia 29, na Biblioteca Municipal, o “Dia da Criança” foi comemorado com uma seleção de filmes de animação do mundo que foram exibidos durante todo o dia. Neste espaço esteve também patente uma exposição de desenhos do artista Nelson Pinho, já desaparecido. Estas obras irão integrar o livro infanto-juvenil, “Tico e a Fada da Ria”, de José Vieira, tendo sido apresentado este projeto editorial e audiovisual, que proximamente deverá envolver os municípios da Ria de Aveiro, com o alto patrocínio da Região de Aveiro (CIRA) e dos seus municípios.

Paralelamente foi também apresentada a 1ª edição do “Prémio Helena Ramos” que tendo já as inscrições abertas e a decorrer até ao dia 31 de julho, irá estimular a produção de curtas metragens em Sever do Vouga, com a gala de apresentação dos vencedores prevista para setembro. O regulamento pode ser consultado no website oficial do festival.

Ainda no dia 29 de maio, no CAE, foi apresentado o filme “Uma Experiência em Sever”, filmado no concelho em 1971 por Paulo Rocha e que comemorou este ano 50 anos, numa organização do Museu Municipal.

PAISAGENS, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga, já está a pensar na 5ª edição que deverá acontecer de novo em maio do próximo ano.

O Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga é uma organização da Câmara Municipal.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend