“Oliveira do Bairro – Em Busca da História Perdida

Data:

Foi apresentada no passado sábado, 21 de agosto, a nova edição do livro “Oliveira do Bairro – Em Busca da História Perdida: do Municipalismo ao Poder Local”, da autoria de Armor Pires Mota.

A cerimónia de lançamento, que decorreu no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, contou com a participação do historiador Delfim Bismarck, que apresentou a obra na presença do escritor oliveirense e de Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade responsável pela reedição do livro.

Publicado pela primeira vez em setembro de 1997, o livro “Oliveira do Bairro – Em Busca da História Perdida: do Municipalismo ao Poder Local” desvenda o trabalho que tem vindo a ser realizado no Concelho, nos campos político e administrativo, entre o século XIX e a atualidade.

Duarte Novo aproveitou o momento para deixar uma mensagem de agradecimento a Armor Pires Mota pelo livro dedicado a Oliveira do Bairro, acrescentando ainda que “a crítica e análise feitas ao trabalho dos autarcas, são uma mais-valia para o conhecimento da história do nosso concelho.”

O autarca bairradino comparou ainda as duas edições de “Oliveira do Bairro – Em Busca da História Perdida”, destacando os quase 25 anos que as separam e com eles “a prioridade dada aos projetos e objetivos a atingir em cada mandato.”

Durante a apresentação do livro, Delfim Bismark fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pelo autor, salientando “a dedicação e o tempo empregue neste projeto, com destaque para a valorização do trabalho de pesquisa”. Segundo o historiador, esta obra é “uma viagem no tempo” que permite “homenagear o Município e os autarcas de Oliveira do Bairro”.

Por seu lado, Armor Pires Mota deixou uma palavra de apreço aos que o ajudaram a concretizar a obra, entre os quais a equipa da Biblioteca Municipal e o executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. No final do discurso, o autor afirma que se sente “honrado e orgulhoso por servir o meu concelho”.

De referir ainda que, o autor salientou que esta edição procurou “deixar a obra mais ainda mais limpa, revista e aumentada, com outros registos e mais sistematizada, sobretudo no tocante à III parte, reportando o Poder Local, que passa a abranger um período de 45 anos, com outros atores e diferentes modos de atuação.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend