“À Mesa com Júlio Dinis”

Data:

Chef Luís Lavrador recriou 2 ementas retiradas da obra literária “À Mesa com Júlio Dinis”, da autoria da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, que podem ser servidas no fim de semana gastronómico, de 11 a 14 de novembro. Estão lançados os ingredientes e temperos para o workshop de preparação de receitas agendado para 19 de outubro, pelas 15h30, na Escola Secundária Júlio Dinis.

Decorreu esta quarta-feira, na Escola Secundária Júlio Dinis, tendo como convidados os profissionais da restauração do Concelho, a sessão de apresentação do fim de semana gastronómico “À Mesa com Júlio Dinis”, que integra a candidatura (RE)VIVE & FICA, promovida pela SEMA- Associação Empresarial.  A Câmara Municipal de Ovar, evocando o escritor Júlio Dinis e a sua ligação pessoal e literária a Ovar, no ano dos 150 anos da sua morte, marca presença aliando gastronomia, turismo, literatura e desenvolvimento da economia local, com especial foco na restauração e hotelaria.

Tendo como base e fio condutor as referências gastronómicas da obra literária “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis, o evento tem como destinatários os restaurantes do Concelho de Ovar, que estão convidados participar no fim de semana gastronómico temático. O público será convidado a sentar-se à mesa de um dos restaurantes aderentes e a degustar uma ementa “dinisiana”. A iniciativa conta com o apoio Agrupamento de Escolas Ovar Sul, nomeadamente do curso profissional de restauração, e da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar.

Convidado para recriar a confeção dos menus, o Chef Luís Lavrador, reconhecido pelo seu percurso profissional de sucesso, onde, entre outros, ocupou funções como chef oficial da seleção portuguesa de futebol e arrecadou prémios como “Chef Cozinheiro do Ano 2006” e o prémio “Chef Silva 2010“, atribuído pela Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, acredita que este encontro é “uma forma diferente de dar a conhecer a cultura de Ovar, das suas gentes, saborear a comida genuína, através de receitas simples”. Atento ao contexto, pretende “trabalhar os produtos da terra e a cozinha de proximidade, com processos sustentáveis e promovendo a economia circular”. Lançando o repto aos empresários e profissionais de restauração, presentes ou não na sessão de apresentação, o Chef Luís Lavrador disse estarem “lançados todos os ingredientes e temperos para o sucesso do evento”.

Alexandre Rosas, vereador da Cultura do Município, reforça a convicção no potencial deste fim de semana gastronómico que “tem como objetivo colocar a cultura ao serviço da economia local, dinamizando os restaurantes e reforçando a coesão territorial. Este evento é o início de algo com muito valor para o Concelho e que só pode ter sucesso se todos estiverem unidos. Autarquias, restaurantes, hotelaria, público, estão todos convidados a participar. É um evento que promove a cultura, a gastronomia, a economia, a nossa identidade. Contribui para a dinâmica da atividade turística do município e da região; oferece uma experiência diferente, gastronómica e literária.”

Para a promoção do evento, a Câmara Municipal de Ovar, para além dos meios habituais, irá distribuir um dístico/selo de restaurante aderente, individuais de mesa, e trabalhar ementas personalizadas, para além de assegurar o trabalho de organização e apoio logístico.

Durante o fim de semana gastronómico, a autarquia dinamiza ainda atividades complementares ao evento, que pretendem alargar o envolvimento da comunidade. Nos dias 11, 12 e 13 de novembro o Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense estará aberto ao público, com entrada gratuita. Já no dia 14, domingo, terá lugar o “Almoço Literário” com ponto de encontro no Museu, às 10h00, e com passagem pela “Casa dos Campos”. A viagem termina à mesa e o almoço será servido na Sede do Grupo Folclórico “Os Moliceiros”, com a degustação das receitas “dinisianas”.

A exposição da ilustração de “O Canto da Sereia”, conto/novela de Júlio Dinis, por Pedro Podre, está aberta ao público no mercado Municipal e pode ser visitada até 22 de novembro.

Os restaurantes do Concelho de Ovar que pretendam aderir ao workshop de preparação com o Chef Luís Lavrador, já no próximo dia 19 de outubro, pelas 15h30, na Escola Secundária Júlio Dinis, devem proceder à sua inscrição através do formulário Workshop “À Mesa com Júlio Dinis” 19 outubro.

Mais informação, em [email protected] ou através do 256 509 153/930 409 207

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A 34ª edição do Banco Solidário Animal (BSA), decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Abril

Nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e...

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa
Send this to a friend