Liga dos Amigos do Hospital de Ovar lança desafio à comunidade vareira

Data:

A Liga dos Amigos do Hospital de Ovar (LADHO) vai instituir, a partir de janeiro de 2022, a iniciativa “Casa Aberta ao Voluntariado em Saúde”, procurando reforçar as suas fileiras e, consequentemente, a sua atuação junto dos mais doentes e dos mais fragilizados.

Queremos continuar a envolver a comunidade na nossa ação, dando-nos a conhecer melhor e cativando todos aqueles que sintam o chamamento para a missão de ajudar os outros, numa área tão sensível e particular como é a Saúde“, afirma o presidente da LADHO, Carlos Pinto Ribeiro.

No fundo, pretendemos despertar a vontade e até descobrir a vocação das pessoas para o voluntariado, sobretudo os jovens, que têm aqui também uma oportunidade excelente de socialização, de praticar a forma mais fraterna da cidadania e de valorizaçãoSeremos mais felizes se tornarmos os outros mais felizes“, salienta.

A “Casa Aberta ao Voluntariado em Saúde” – com datas, horário e local a anunciar brevemente – será dinamizada por membros da LADHO, pelo menos uma vez por mês e onde irão disponibilizar informação sobre a instituição e o serviço que confere ao Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar.

A Liga tem, ao longo dos anos da sua existência, incrementado, decisiva e indelevelmente, a qualidade dos cuidados prestados. A humanização das áreas de concentração de doentes nas salas de espera, diminuindo a latente conflitualidade, promovendo a inclusão benigna do doente e acompanhante na organização hospitalar, facilitando a circulação na instituição, são fatores que aumentam a qualidade dos cuidados e facilitam a perceção e o efeito dos mesmos. A visita ao internamento a doentes que não têm visitas de familiares e amigos e cumprindo, obviamente, as regras de funcionamento dos serviços clínicos, é outro fator que influencia a qualidade dos cuidados porque diminui a ansiedade, a rejeição e a negação do doente“, sublinha Carlos Pinto Ribeiro.

Dar sentido à vida é cumprir a missão de a vivermos com e próximo dos outros, principalmente, daqueles a quem o nosso tempo, a nossa competência e a nossa ajuda são fundamentais para que se sinta menos excluído, menos só e menos doente. Ser voluntário é dizer sim à vida“, acrescenta.

A LAHDO é uma instituição de solidariedade social e sem fins lucrativos e existe desde 1986.

Prestar apoio aos doentes e seus familiares, esclarecê-los na defesa dos seus direitos e na observância dos seus deveres, colaborar com os profissionais de saúde para incrementar a qualidade dos cuidados a prestar, contribuir para o prestígio do hospital – de modo a que ele cumpra na perfeição o seu relevante papel de hospital de proximidade -, dinamizar e desenvolver o voluntariado hospitalar, são os principais objetivos da LAHDO.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend